Sesc SP

Cinema e Ambiente

Esse projeto estimula uma aproximação do Audiovisual e da Literatura com as outras áreas de ação finalística, em especial a Educação para a sustentabilidade e sua análise crítica, estabelecendo ampla discussão sobre as ações em cinema voltadas às questões ambientais e climáticas na conjuntura política e multicultural brasileira. A metodologia proposta para os encontros do projeto visa conduzir diferentes atividades das artes visuais e escritas de modo atento às questões da contemporaneidade. Tudo isso sempre na perspectiva de trabalho preconizada pelas diretrizes institucionais.

Programação elaborada e desenvolvida pela equipe técnica responsável pelas linguagens de Cinema e de Literatura do Sesc Santos, pertencente ao núcleo da Imagem e da Palavra que atende à Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo, cujos conhecimentos e experiência lhe possibilita a escolha adequada de profissionais e conteúdo, considerando o público a que se destina.

Além de oficinas, laboratório de criação, discussões, cursos e bate-papos, serão exibidos filmes nacionais e internacionais que apresentem destacável nível técnico e artístico na realização; distintos dos exibidos no circuito comercial de cinema e TV; que abordem questões relativas à sustentabilidade e diversidade cultural, abrangendo vários aspectos e regiões do país e do mundo; filmes adequados às diversas faixas etárias da clientela da instituição; que propiciem uma reflexão sobre questões filosóficas, culturais e abordem a realidade política e social do país e do mundo. Enfim, representativos de um movimento estético importante vinculado à questão máxima da ecologia em seus diversos entendimentos e sustentabilidade. Cada atividade, ao final, terá um tempo para avaliação, na perspectiva de análise da recepção do público. 

Estão sendo convidados alguns profissionais e artistas, com vistas à discussão de uma grade programática para o ano de 2017, de maio a agosto. 

Objetivo Geral:
Contribuir para o incremento das ações na área de Audiovisual e Literatura que discutam questões da ecologia, da vida na Terra e o educar na sustentabilidade. 

Específico:
Discutir, refletir e identificar possibilidades de articulação entre diferentes áreas da instituição que estimulem e inspirem o público à sua participação na sociedade de forma integrada e ao mesmo tempo transversal.