Sesc SP

era-o-hotel-cambridge
Roda de conversa sobre a importância da colaboração entre os segmentos sociais na produção artística literária e audiovisual. Com a participação de Carla Caffé, autora de Era o Hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação (Edições Sesc São Paulo, 2017), de Inês Figueiró, roteirista do filme Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2017) e de Carmen Silva, atriz e líder do movimento Frente de Luta por Moradia (FLM). Após a conversa haverá sessão de autógrafos.
 
Sobre o filme
O filme conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes. O filme estreou no 64º Festival de San Sebastián, na Espanha, e já foi exibido na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo (onde recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Voto Popular) e no Festival do Rio (onde ganhou o Prêmio de Melhor Montagem e também Voto Popular de Melhor Filme). Foi reconhecido também no Festival de Rotterdam e obteve menção honrosa no Prêmio Spanish Cooperation.

Sobre o livro
Era o Hotel Cambridge: arquitetura, cinema e educação registra a experiência pedagógica e artística da autora em parceria com alunos do curso de arquitetura da Escola da Cidade. Escrito em HQ e com entrevista e ensaios, o livro retrata o processo de criação da direção de arte e cenografia do filme homônimo, gravado na ocupação do hotel Cambridge, no centro de São Paulo.

Carla Caffé
Arquiteta, ilustradora e diretora de arte. No cinema, entre outros filmes, fez a direção de arte de Central do Brasil e O primeiro dia, ambos de Walter Salles; Bossa Nova, de Bruno Barreto; e Narradores de Javé, de Eliane Caffé. Desde 2010, é professora de desenho na faculdade de arquitetura e urbanismo Escola da Cidade e nas oficinas de criatividade do Sesc Pompeia.

Carmen Silva
Diretora da FLM – Frente de Luta por Moradia – atua no filme "Era O Hotel Cambridge" como protagonista fazendo o papel si mesma. É uma das principais lideranças na cidade de São Paulo no movimento em favor dos sem-teto, pelo direito à moradia.

Inês Figueiró
Co-roteirista e 3a assistente de direção do "Era o Hotel Cambridge". Estudou jornalismo na UFRGS, fez pós em Argumento e Roteiro pela FAAP/SP e curso livre na Escuela de Cinema de San Antonio de Los Baños (Cuba). Entre os seus trabalhos está Travessia, série sobre mulheres refugiadas no Brasil para o Canal Cine BrasilTV.  É uma das coordenadoras da oficina de audiovisual infantil na Ocupação Cambridge.

saiba mais

Literatura

Era o Hotel Cambridge Roda de conversa com exibição de making of e sessão de autógrafos L

Essa atividade aconteceu em 21/03/2017 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo