Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dia do Desafio

Exercício diário

 

Inspiradas no Dia do Desafio, que completa dez anos no Brasil, cidades do interior de São Paulo criaram iniciativas para incluir muito movimento físico no cotidiano da comunidade

 

O Dia do Desafio, realizado no mundo inteiro, tem como conceito incentivar a prática da atividade física diária, ressaltando sua importância para a manutenção da saúde. Originado no Canadá no ano de 1983, o dia foi realizado durante vários anos pela ParticipAction, entidade dedicada a programas de esporte para todos, e atualmente é difundida no mundo todo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa), também voltada à promoção da atividade física. Em 1995, quando chegou ao Brasil, o Dia do Desafio ganhou a parceria do Sesc São Paulo, que desde 2000 coordena as atividades em todo o continente americano.

 

Mesmo sendo aliado a um clima festivo, que toma as cidades participantes na última quarta-feira de maio, a consciência permanece nos meses seguintes. Assim é com Jaguariúna, interior de São Paulo, que participa do Dia do Desafio desde 1999 e vem sempre elevando o número de participantes no evento. Em 2003, competiu com a cidade de Guane, em Cuba, e atingiu 43,2% de adesão da população contra 8,6% dos cubanos. Em 2004, foi a vez de bater Villeta, na Colômbia, com 46,6% contra 10,5% dos colombianos. No entanto, a grande vitória de Jaguariúna não está apenas no Dia do Desafio, mas sim em todos os dias do ano, e vem pelas ondas do rádio. Isso mesmo, com o objetivo de incentivar ainda mais a comunidade a praticar exercícios diariamente, a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade criou, em 2002, um programa radiofônico que leva os exercícios até onde as pessoas estiverem. É o Esporte para Todos – Faça a Sua Atividade Física com a Secretaria do Esporte. “Nós vimos que nem todo mundo podia sair de casa ou do trabalho para participar das atividades junto com o restante da comunidade”, conta Amauri Jorge de Almeida, secretário de esportes de Jaguariúna. Desde então, os ouvintes que sintonizam a Rádio Estrela de Jaguariúna – 94,5 FM – encontram sempre às 8 e às 16 horas um profissional de educação física transmitindo ao vivo dicas para uma vida mais saudável por meio da atividade física. “No início era parte das atividades do Dia do Desafio”, volta o secretário. “Mas o retorno foi tão bom que resolvemos transmitir diariamente.”

 

Já a cidade de Piedade, também interior do estado, resolveu dar seqüência à iniciativa do Sesc criando o projeto Viva Mais, voltado para diabéticos e hipertensos. Numa interessante parceria entre as Secretarias de Esporte e de Saúde, o projeto iniciado em janeiro deste ano está em processo de ampliação. “Estamos na fase embrionária ainda”, conta Homero Gomes, diretor de esporte e turismo da cidade. “Mas nós pretendemos ampliar a proposta, passando de dois para três dias por semana.” No projeto Viva Mais, as pessoas que já são atendidas pela sistema público de saúde, além de receber o tratamento convencional, passam a ser encaminhadas a um posto montado numa praça da cidade, onde são atendidas também por um auxiliar de enfermagem e um profissional de educação física. De lá, grupos com até 100 pessoas partem para caminhadas monitoradas que percorrem as vias marginais de Piedade. “Nossa meta para o Dia do Desafio deste ano é colocar 1.000 pessoas caminhando juntas”, comenta Gomes.

 

Em Bady Bassit, é a terceira idade quem faz a diferença nas atividades da cidade. Motivados pela participação no Dia do Desafio, idosos atendidos por um programa público de saúde bateram o pé e conseguiram que fosse criado um projeto sistemático de atividades físicas. Com isso, desde 2000, o fundo social da cidade passou a oferecer aulas de ginástica duas vezes por semana, e o ginásio poliesportivo se abriu para aulas de hidroginástica para todas as idades. Clodoaldo Dutra Santana, professor de educação física que participou do programa até o ano passado, conta que a turma é animada. “Eles são incríveis, têm um poder de mobilização muito grande. E os resultados com eles aparecem super-rápido. É gratificante levar atividade física para um grupo que tão especialmente precisa dos benefícios que ela promove.”

 

Uma década de atividadeO Dia do Desafio virou tradição em muitos lugares. São muitos os momentos marcantes. Conheça alguns

 

1995 – No dia 7 de abril, o então ministro extraordinário de esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, acompanha o lançamento do Dia do Desafio no Sesc Pompéia. Participam 35 cidades e 1.969.150 pessoas.

 

1996 – O Dia do Desafio Internacional recebe o apoio da Unesco e passa a ser reconhecido como evento de promoção educacional e cultural.

 

1999 – A cidade de São Paulo começa a participar do dia mundial da atividade física. A cidade de Armênia, na Colômbia, vítima de um terremoto, mobiliza seus habitantes para a reconstrução de casas e locais públicos no Dia do Desafio.

 

2000 – O Sesc São Paulo passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio em todo o continente americano. Participam da iniciativa 410 cidades e 12.961.995 pessoas.

 

2002 – Com slogans temáticos, o Dia do Desafio ganha um caráter mais descontraído. Estimula a participação prazerosa, na qual cada um busca a melhor forma para desenvolver uma atividade adequada às suas condições. O tema do ano é Cuidar do Corpo É Divertido. A iniciativa conta com 1.938 cidades e 24.661.479 pessoas.

 

2004 – O Dia do Desafio atingiu 1.938 cidades, 24 países no continente americano e 39 milhões de pessoas.

 

O que esperar para 2005

No ano em que completa dez anos de realização no Brasil, o Dia do Desafio traz a proposta de valorizar a ação comunitária do evento e promover a implantação de iniciativas permanentes nos municípios onde o evento se realiza. Nesse desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade e o espírito comunitário, compreendendo a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

 

Confira as atividades do Dia do Desafio em todas as unidades no Em Cartaz desta edição