Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carnaval e audiovisual: é preciso ir além dos estereótipos

A relação entre carnaval e audiovisual oferece algumas possibilidades interessantes de reflexão. A começar pelos elementos da experiência carnavalesca que são, principalmente mas não apenas, audiovisuais, ou seja, som e imagem lhe dão forma e conteúdo. Ninguém apenas ouve carnaval ou vê carnaval – exceto as pessoas com restrições de audição ou visão, obviamente, cuja experiência com o carnaval deve guardar certas peculiaridades. Mas, em geral, é a junção dos aspectos visuais de fantasias, alegorias e corporalidades com os aspectos sonoros do samba, do frevo, do coco, do maracatu e das marchinhas – e a lista de gêneros poderia ser ampliada caso incluíssemos carnavais de outros países – que produzem uma experiência multissensorial.


É importante ressaltar o quanto esses aspectos audiovisuais do carnaval fazem dele – em todas as suas vertentes – uma das festas populares mais representadas nas produções audiovisuais brasileiras. Seja nos filmes, nos documentários, nas telenovelas ou nas transmissões anuais da televisão, o carnaval se mostra como uma festa representável e capaz de atrair milhares de espectadores em praticamente toda a história do audiovisual brasileiro. No cinema, é impossível não citar que, já nas primeiras décadas, o carnaval esteve em Favela dos meus amores (direção de Humberto Mauro, 1935) que tem a presença da Portela em sua narrativa. Ou em Alô, alô carnaval (direção de Adhemar Gonzaga, 1936) que contou com Carmem Miranda, um ícone desse cinema e das machinhas de carnaval dos anos 30. Foi um destaque central das chanchadas da Atlântida, como em Carnaval Atlântida (direção de José Carlos Burle, 1952) e outros que traziam cantores e marchinhas que se tornariam sucesso nas ruas e rádios. Ou ainda no precursor do Cinema Novo, Rio 40 graus (direção de Nelson Pereira dos Santos, 1955) que apresenta um ensaio da Unidos do Cabuçu sendo visitada por integrantes da Portela, em suas muitas visões sobre o Rio de Janeiro.


A lista é imensa e ainda conta com as duas versões da peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes – Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus em 1959, e Orfeu, dirigido por Cacá Diegues em 1999, filme que teve cenas gravadas na Sapucaí, durante o desfile da Unidos do Viradouro. Além disso, desde os anos 70, o cinema documentário também tem produzido pérolas sobre o carnaval, sempre dando destaque às festas mais tradicionais, os personagens de maior destaque nas agremiações carnavalescas ou até mesmo mostrando os passos da produção desses desfiles que se espraiam pelas ruas da cidade levando o nome de suas comunidades.


Mas sobre todas essas representações, cabe refletir o quanto muitas vezes elas possuem seus limites ou até mesmo estereótipos que não fazem jus à diversidade do carnaval brasileiro. Em alguns filmes, documentários e telenovelas, essas festas geralmente são capturadas a partir do ponto de vista de sua tradição, com pouco destaque aos aspectos dinâmicos e contemporâneos dessas festas. Há exceções, até mesmo em telenovelas como Senhora do Destino (2004), Duas caras (2007) e Império (2014), todas escritas por Agnaldo Silva. Obras que possuíam em suas narrativas escolas de samba fictícias que tinham parte importante nas tramas. Exceções também podem ser vistas em documentários que, ao mostrarem os passos do desenvolvimento de desfiles, apontam as muitas formas de resistência presentes no carnaval brasileiro, seja a partir de moradores das favelas marginalizados que mostram suas artes musicais e plásticas num espaço privilegiado da cidade, de trabalhadores rurais do maracatu, de participantes de blocos, escolas e grupos que lidam com as inovações da festa, ou ainda a partir de críticas às desigualdades sociais que tais contextos podem ressaltar.


As transmissões ao vivo não fogem a certos estereótipos. Como nas falas de comentaristas sobre os corpos femininos em destaque ou aquelas sobre a idade das participantes da ala das baianas ou da velha guarda em textos que só buscam justificar que são tradicionais sem destacar o papel ativo desses sujeitos na produção atual das festas ou mesmo sem enfatizar o quanto essas festas são mais contemporâneas do que a continuação de um passado distante. Transformam em folclore uma cultura pulsante e sempre atual seja na sua estética ou em seus temas. Não é possível generalizar essa crítica pois os modelos de transmissão do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro não é o mesmo das de São Paulo, assim como difere da transmissão dos trios elétricos de Salvador ou dos afoxés como os Filhos de Ghandi. Dependendo de locutores e comentaristas, essa ênfase na tradição ou na contemporaneidade pode variar.


Mas o estereótipo de maior presença nas transmissões ou reportagens de TV sobre carnaval talvez seja aquele que divide o Brasil por tipos de festas. Assim, o carnaval das escolas de samba parece acontecer somente no Rio de Janeiro e em São Paulo; os trios elétricos ou os afoxés, exclusivos da Bahia; o maracatu e os blocos de frevo, em Olinda e Recife; o bumba-meu-boi em Manaus; e as festas de reggae em São Luís do Maranhão. Esse mosaico de festas geralmente é apresentado pelas principais emissoras de TV, nos intervalos dos desfiles das escolas de samba que ocupam toda a programação de pelo menos quatro noites, em giros pelas capitais e grandes cidades brasileiras mais conhecidas por seus carnavais. Num desses giros, se costuma ouvir frases do tipo: “Em Manaus (ou São Luís) o ritmo é outro”, com uma sequência de imagens com desfiles de grupos de bumba-meu-boi no bumbódromo da cidade (ou de multidões ao som do reggae na capital maranhense). Nenhuma palavra para se referir ao sambódromo de Manaus ou à passarela do samba de São Luís que, na mesma noite, recebem as escolas de samba de suas cidades, com sua inegável ligação com os desfiles de origem carioca. O mesmo acontece com cidades como Natal, Belém, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Cuiabá ou Porto Alegre, cujo mesmo carnaval de escolas de samba costuma ser negligenciado pelas transmissões em rede nacional das emissoras. O mesmo talvez possa ser dito dos maracatus e afoxés que desfilam pelo sudeste e no sul, além de outras festas que cruzam o país.


Nessa relação entre o audiovisual e carnaval, é preciso acrescentar que muitas vertentes dessa celebração podem ser conhecidas através de plataformas de vídeos online como o YouTube, onde pequenos filmes feitos por participantes ou por coletivos organizados – ou ainda a gravação das transmissões feitas apenas para as emissoras de TV locais – trazem trechos dos desfiles e apresentações das mais variadas festas de carnaval no Brasil. A diversidade do carnaval brasileiro desafia o modelo das transmissões televisivas, que poderia abranger festas que fogem do estereótipo, como já vem acontecendo com a transmissão em rede nacional do carnaval de Vitória e talvez aconteça em 2017 com os desfiles de Florianópolis – as duas cidades disputam facilmente o título de “terceiro melhor” desfile de escolas de samba do país, na ótica de seus realizadores. Ainda assim, parece que são mesmo as plataformas online que podem colocar mais em evidência essa pluralidade, mas isso é tema para outra conversa.

 

Marcos Aurélio da Silva é doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Comunicação Social pela mesma universidade. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando nas áreas de Antropologia Urbana, do Cinema, do Gênero e da Performance.