Com o tema “Aprender em Língua Portuguesa”, o 3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa (CPCLP) destaca o educar em português nos países e nas comunidades que adotam a língua, dando visibilidade a ações educativas e pesquisas acadêmicas que abordam o assunto dentro dos segmentos da educação, da literatura e da comunicação.
21/11 – Quinta-feira
10h às 11h – Abertura
Jorge Carlos Fonseca - presidente da República de Cabo Verde.
Paulo Jorge Pereira Nascimento, consul geral de Portugal em São Paulo
Danilo Santos de Miranda - diretor regional do Sesc São Paulo
Vitor Tavares – presidente da Câmara Brasileira do Livro
11h às 12h – Palestra: Literaturas em língua portuguesa na África: pontos para um debate
Com Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Chaves também é pesquisadora do Celp (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa) da mesma instituição.
12h às 13h – Almoço
13h30 às 15h – Comunicações 1 e 2
Comunicação 1 – A literatura dos países africanos de língua portuguesa: ensino, debates e perspectivas (Eixo Literatura)
A partir de um recorte que contempla momentos fundamentais da produção contemporânea africana em língua portuguesa, propõe-se pensar os cruzamentos entre identidades regionais e nacionais, representação ficcional e educação nas obras escolhidas.
Trabalhos
1- E o presente se faz transparente: breve análise do aspecto temporal em Os transparentes de Ondjaki – Matheus Vieira dos Santos (USP).
2- A literatura angolana em sala de aula: um olhar voltado para Mayombe, de Pepetela – Débora Cristina Longo Andrade (Mackenzie).
3- Língua portuguesa e as múltiplas identidades nas literaturas africanas: do coloquial ao nacional e transnacional – Everton Fernando Micheletti (USP).
4- A literatura moçambicana e o realismo animista como fortalecimento da identidade nacional de Mia Couto – Mayara Ranieri Paschoal (Mackenzie).
Comunicação 2 – Contemporaneidade e educação na comunicação (Eixo Comunicação)
Cada vez mais, novas tecnologias fazem parte dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. As pesquisas propostas pensam os desafios da educação no século XXI através de um diálogo interdisciplinar entre Comunicação, Pedagogia e Letras.
Trabalhos
1- A virada ética por meio da propaganda: uma análise discursiva – Edgar Godoi Gabriel (sem vínculo).
2- Crianças invisíveis: comunicação, linguagem, cidadania e poder no jornalismo infanto-juvenil – Sabrina Cancoro Generali Clemente (ESPM).
3- O jornal e a literatura de rodapé: o estudo das narrativas folhetinescas como exercício reflexivo e criativo em sala de aula – Ana Gabriela Dickstein Roiffe (UFF).
4- Do culto à cultura: imaginário, educação e língua no colégio republicano paulista – Giovana Ike Coan (USP).
15h às 16h30 – Comunicações 3 e 4
Comunicação 3 – Estruturas narrativas em prosa e poesia (Eixo Literatura)
Entre o modernismo e a contemporaneidade, os trabalhos pensam estratégias de construção de narratividade na literatura brasileira e portuguesa.
Trabalhos
1- Hospedar-se em Um quarto em Atenas: um olhar atento para a poesia de Tatiana Faia – Luiz Fernando Queiroz Melques (USP).
2- Memória: costumes e topônimos em Baú de Ossos, de Pedro Nava – Antonio Rafael Marçal da Silva (USP).
3- Eu, estilhaço e luz: considerações sobre o narrador de “O miúdo que pregava pregos numa tábua”, de Manuel Alegre – Harini Abja Kaneshiro (PUC-RS).
4- Masculinidades na literatura brasileira: o que podemos ensinar/aprender em A hora e a vez de Augusto Matraga de João Guimarães Rosa – José Flávio da Paz (Unemat).
Comunicação 4 – Práticas de leitura em sala de aula I (Eixo Educação)
A proposta da mesa consiste em debater diferentes competências na formação de leitores que estejam aptos a compreender e produzir textos de diferentes registros e domínios discursivos.
Trabalhos
1- Literatura de Cordel – Sandra Trabucco Valenzuela (USP).
2- Análise discursiva em texto acadêmico: qual imagem o emissor apresenta do objeto? – Natália Penitente Andrade (USP).
3- Multiletramentos na educação de jovens e adultos – Talita Yosioda Collacio (USP).
4- Leitura de mídia e pesquisa: as habilidades e os campos de atuação social para o ensino de língua portuguesa – Edson Roberto Lanzoni (PUC-SP).
16h30 às 18h – Mesa literária
Conversas sobre literatura com Tiago Ferro, vencedor do Prêmio São Paulo de Litertura 2019, e Pedro Pereira Lopes.
Tiago Ferro nasceu em São Paulo em 1976. Editor e escritor, é um dos fundadores da editora de e-books e-galáxia e da revista de ensaios Peixe-elétrico. Colabora regularmente com textos sobre cultura para importantes veículos como as revistas piauí, Cult, 451, Blog do IMS e Suplemento Pernambuco. Mestre em história social pela Universidade de São Paulo, atualmente pesquisa a obra do crítico literário Roberto Schwarz no programa de doutorado da mesma universidade.
O pai da menina morta, seu romance de estreia, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2019.
Pedro Pereira Lopes nasceu na Zambézia, em Moçambique, em 1987. Contador de histórias e poeta, é fundador da web-revista de literatura “Lidilisha” e do “Projecto Ler para Ser”. Mestre em políticas públicas pela Escola de Governação da Universidade de Pequim, é docente e pesquisador no Instituto Superior de Relações Internacionais, em Maputo. No Brasil, a editora Kapulana publicou os livros: Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas (2015) e Kasanova e o segredo da caveira (2013).
Com o texto Gente brava, Lopes venceu a 1ª edição do Prêmio Literário INMC/Eugénio Lisboa, em 2019.
22/11 – Sexta-feira
10h às 11h30 – Mesa: Instituto Guimarães Rosa e Instituto Camões – convergências e linhas de ação
Mediação: Francis Manzoni.
O propósito desse encontro é abordar possíveis pontos de convergência entre o Instituto Camões, órgão ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Portugal, criado para a promoção da língua e da cultura portuguesa no exterior, e o Instituto Guimarães Rosa, criado pelo Itamaraty com o objetivo de divulgar a cultura brasileira e de ensinar a língua portuguesa em sua vertente brasileira no exterior.
Com Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões CCP – Brasília, e Paula Alves de Souza, representante do Ministério das Relações Exteriores e Diretora do Departamento Cultural do Itamaraty.
Francis Manzoni, historiador, coordenador editorial nas Edições Sesc São Paulo e coordenador da Comissão para Promoção para Conteúdo em Língua Portuguesa da CBL.
11h30 às 13h – Comunicações 5 e 6
Comunicação 5 – Práticas de leitura em sala de aula II (Eixo Educação)
A proposta da mesa consiste em debater diferentes competências na formação de leitores que estejam aptos a compreender e produzir textos de diferentes registros e domínios discursivos.
Trabalhos
1- A trajetória do projeto sala de leitura na rede municipal de ensino de São Paulo – Mônica Fátima Valenzi Mendes (PUC-SP).
2- Os gêneros textuais no cotidiano e o mundo tecnológico – Erika Salgado (USP), Arianne Reis Matos (USP), Christina Batista Juliano (PUC-SP), Matheus da Costa Nunes (Mackenzie).
3- Um olhar dos estudos lusófonos na sala de aula – Renata R. Rodrigues (Mackenzie).
4- PNLD literário para o ensino médio: alternativas de estudo do texto literário em sala de aula – Dayse Oliveira Barbosa (USP).
Comunicação 6 – Literatura e identidades (Eixo Literatura)
Identidade, negritude e representação literária perpassam as reflexões dessa mesa temática, que propõe pensar relevantes expressões literárias portuguesas e africanas de língua portuguesa.
Trabalhos
1- Uma leitura do romance Mulheres de cinza a partir do conceito Bakhtiniano de estilo – Camila Cesário Lérco (PUC-SP).
2- A rediscussão da portugalidade em A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe – André Souza Silva (USP).
3- Sobre os mecanismos de opressão aos corpos negros e brancos no período do colonialismo português em Moçambique, no Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo – Fabrizio Uechi (USP).
4- Autorias negras no Portugal contemporâneo – Bianca Mafra Gonçalves (USP).
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 16h – Apresentação do livro Ecos do Brasil, organizado pelo professor Benjamin Abdala Júnior e publicado pelas Edições Sesc São Paulo
Em edição revista e ampliada, o livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas reúne nove artigos de estudiosos brasileiros e portugueses sobre a obra do escritor. Na segunda parte, apresenta uma antologia de textos não ficcionais do autor, organizadas pelo docente português Carlos Reis. A obra conta, ainda, com uma breve cronologia e caricaturas de Eça de Queirós.
16h às 17h30 – Comunicações 7 e 8
Comunicação 7 – A língua portuguesa em suas múltiplas realizações: processos migratórios, herança, interculturalidade (Eixo Educação)
As pesquisas acolhidas na presente mesa temática compartilham investigações sobre a língua portuguesa em contextos migratórios e globalizados, trazendo à tona a relevância política do debate político para a contemporaneidade.
Trabalhos
1- Estratégias para o desenvolvimento da habilidade oral em turmas mistas de língua portuguesa: o ensino diferenciado para falantes de herança – Eugênia Fernandes (University of California).
2- Português como língua de acolhimento: relato de experiência do programa de ensino de português para refugiados da UFABC – Mariana Eunice Alves de Almeida (sem vínculo).
3- Língua portuguesa como herança: um estudo do caso nipo-brasileiro – Pedro Augusto Zambon (Mackenzie).
4- O português falado no Suriname (PFS): um estudo inicial sobre a fala espontânea de brasileiros em Paramaribo – Antonio Lorenzo Dormal Calleja (USP).
Comunicação 8 – Linguagens na literatura contemporânea e moderna (Eixo Literatura)
Entre gêneros ficcionais e gêneros não ficcionais, como a crônica e o ensaio, os trabalhos se propõem a pensar o entrecruzamento de linguagens em literaturas de expressão portuguesa.
Trabalhos
1- A língua como um problema crítico em Anseios crípticos (1986) de Paulo Leminski – Keissy Guariento Carvelli (Unesp-Assis).
2- Personagens migrantes atravessadas pela língua portuguesa de uma ponta a outra da América – Giselle Rodrigues Ribeiro (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).
3- Metajornalismo e um Brasil a ser descoberto em crônicas de Lima Barreto – Clara Ávila Ornellas (USP).
4- Humanidade configurada no aprisionamento tecnológico: sobre as dimensões da liberdade em O aquário de Alice Sampaio – Graziela Camapana Drago (USP).
17h30 às 19h – Mesa: prêmios e homenagens – o valor do reconhecimento literário
Com a escritora Conceição Evaristo, homenageada pelo Prêmio Jabuti em 2019,
Mediação: Guilherme Sobota,
Os prêmios literários têm como objetivo a promoção e o reconhecimento dos escritores e suas obras. Essa mesa propõe refletir sobre o impacto das premiações na imprensa, no público leitor e na trajetória dos autores.
Conceição Evaristo nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte. Teve que conciliar os estudos com o trabalho de empregada doméstica até concluir o curso Normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros. É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio (2003), abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.
Guilherme Sobota é jornalista e repórter do “Caderno 2” do Estadão. Escreve e produz conteúdo multimídia sobre literatura, mercado editorial, música e assuntos culturais em geral.
(Arte: Divulgação)