Sesc SP

postado em 31/01/2022

Travessia

Imagem da oficina Silhueta, ministrada por Ivaldo Bertazzo no Sesc Guarulhos
Imagem da oficina Silhueta, ministrada por Ivaldo Bertazzo no Sesc Guarulhos

      


Em Próximo passo: adolescência, Ivaldo Bertazzo propõe estudos e técnicas que possibilitam aos jovens vislumbrar formas de estar no mundo conscientes de si, dos outros e do seu espaço

 

O bailarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo viajou o mundo incorporando ao seu trabalho os movimentos e a cultura gestual de países como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Irã e Índia, até fundar, em 1975, a Escola de Reeducação do Movimento – Método Bertazzo com uma abrangente proposta de atividades que encaram a educação do corpo e a transformação do gesto como uma manifestação da individualidade. O Método Bertazzo inspirou a série de livros Reeducação do Movimento, da qual fazem parte Corpo vivo (2ª edição - 2015), Cérebro ativo (2012) e Gesto orientado (2014), três títulos voltados ao trabalho com o corpo adulto, e Fases da vida: da gestação à puberdade (2018), este último dedicado à faixa etária que vai da infância até a pré-adolescência. Para fechar o ciclo, só faltava ser contemplado o grupo de indivíduos que vai dos 14 aos 24 anos, lacuna que acaba de ser preenchida com a chegada de Próximo Passo: adolescência.

 


Ivaldo Bertazzo | Foto: Divulgação

 

Em seu mais novo livro, Ivaldo procura elucidar de que maneira o enfoque psicomotor pode auxiliar os adolescentes em sua travessia por um momento de grande sensibilidade biopsicossocial. Para o autor, a psicomotricidade tem um papel relevante na formação dos jovens por se encontrar na confluência entre os fatores biológico, psicológico e social. “Na escola, por exemplo, onde o adolescente passa boa parte do seu tempo, as possibilidades de integrar a psicomotricidade à aprendizagem cotidiana são inúmeras e vão muito além das aulas de educação física. No ambiente familiar, dentro e fora de casa, estímulos simples podem ser oferecidos ao jovem para ajudá-lo a balancear suas mudanças de estado, tão frequentes nesse período, e abrir novos espaços de convívio com os pais”, observa.

 


Imagens das oficinas ministradas por Ivaldo Bertazzo no Sesc Guarulhos e que também compõem a websérie disponível por meio dos QR codes.

 

Próximo passo: adolescência articula texto, ilustrações, registros de oficinas e um conjunto de trinta vídeos acessíveis por QR codes para apresentar exercícios corporais com objetos; atividades manuais cotidianas, como a culinária e a marcenaria; e práticas expressivas, como a dança e o desenho. A partir dos estudos e técnicas apresentados por Bertazzo, jovens, familiares, educadores e sociedade podem contribuir para que o adolescente, mesmo em momentos de instabilidade, configure sua ecologia pessoal e vislumbre formas de estar no mundo conscientes de si, dos outros e do seu espaço. O livro conta ainda com um vídeo-prefácio do cineasta e videoartista Raimo Benedetti e com posfácio de Rubens Kignel, psicoterapeuta e PhD em comunicação e semiótica pela Universidade de Bologna.

 


Trecho do livro

 

Depoimento

 

Produtos relacionados