Sesc SP

postado em 10/12/2021

A didática de Jacques Lecoq

Estruturas de paixões humanas | Foto: Alain Chambaretaud
Estruturas de paixões humanas | Foto: Alain Chambaretaud

      


Em edição revista e ampliada, O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral permite o estudo das várias atividades relacionadas às artes cênicas, como a atuação, direção e cenografia


Jacques Lecoq chegou ao universo do teatro oriundo do esporte. Preocupado com a preparação do corpo do ator para a expressão, criou, a partir de pesquisas e de propostas de exercícios por ele elaborados, um dos mais fecundos métodos de compreensão da arte teatral e da formação dos profissionais que a exercem. Fundou sua escola internacional de teatro em Paris no ano de 1956. Pedagogo atento ao mundo e seus movimentos, ao que há de universal no teatro, Lecoq constituiu um ponto de referência a partir do qual seus muitos alunos puderam basear-se, descobrir-se e educar-se, tendo respeitadas suas diferenças culturais, sua história, seu imaginário, suas possibilidades e seus talentos.

Pelo mundo inteiro, antigos alunos - atores, diretores de teatro, cenógrafos, autores teatrais e até arquitetos - sempre fazem referência a seus ensinamentos. De Philippe Avron a Ariane Mnouchkine, de Luc Bondy a Steven Berkoff, de Yasmina Reza a Michel Azama e Alain Gautré, de William Kentridge a Geoffrey Rush, de Christophe Marthaler (Footsbarn Travelling Theatre) ao Théâtre de la Jacquerie, dos Mummenschantz ao Nada Théâtre de la Complicité ... a lista de artistas influenciados de Lecoq é longa e diversificada. A heterogeneidade das formas e criações teatrais apoiadas em seus ensinamentos é prova da amplitude criativa das técnicas e pesquisas do encenador.

Fruto de numerosas entrevistas realizadas com Jean-Gabriel Carasso e Jean-Claude Lallias, O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral responde a questões como: quem foi Jacques Lecoq, qual foi sua trajetória, quais são os objetivos e seus métodos de ensino. Da mimo-dinâmica (teatro com poucos diálogos, em que predominam os gestos e os objetos) à geodramática, da máscara neutra aos grandes territórios dramáticos (drama, commedia dell'arte, bufão, tragédia, clown), o livro permite ao leitor acompanhar, passo a passo, a didática de Jacques Lecoq. Além de um novo projeto gráfico, esta segunda edição revista e ampliada traz prefácio do ator, diretor e ex-aluno de Lecoq, Ricardo Napoleão, e posfácio de Roberto Mallet, professor de interpretação e improvisação no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas. 

 


Trecho do livro

Produtos relacionados