Sesc SP

postado em 09/12/2021

Cinco décadas de pensamento crítico

mosaico-olhares-dest

      


Em vinte artigos, Mosaico de olhares: pesquisa e futuro no cinquentenário do Cebrap discute os atuais desafios da produção acadêmica sem apartá-los de seus desdobramentos políticos

 

Lançado como parte da comemoração dos 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (completados em 2019), Mosaico de olhares: pesquisa e futuro no cinquentenário do Cebrap vai muito além de uma publicação que celebra o jubileu de ouro da instituição. Organizado pelos pesquisadores Mauricio Fiore e Miriam Dolhnikoff, o livro não se atém a descrever o passado do Cebrap, mas, sim, a trazer à luz variadas propostas para uma diversificada agenda de pesquisas.

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) foi criado em 1969, em São Paulo, por um grupo de professores de diferentes áreas afastados das universidades pela ditadura militar para ser um espaço de produção de conhecimento crítico e independente no Brasil. Desde então a instituição destaca-se no cenário nacional com pesquisas, publicações e seminários marcados pela multidisciplinaridade, pelo rigor e pelo impacto no debate público. Já realizou mais de 500 projetos de pesquisa, trabalhou com cerca de 200 parceiros nacionais e internacionais e se consolidou como centro de pesquisa de alto padrão, referência na produção de conhecimento de ponta nas diferentes ciências humanas e fórum de debate sobre os grandes temas nacionais.

 


Trecho do livro

 

Ao longo de 344 páginas, vinte artigos discutem os atuais desafios da produção acadêmica sem apartá-los de seus desdobramentos políticos, traço marcante da história de intervenção pública desse que é um dos mais tradicionais centros de pesquisa em humanidades do país. Perspectivas teóricas e possibilidades metodológicas nos campos de investigação sobre democracia, movimentos sociais, relações raciais, políticas públicas, religião, violência, cultura, drogas, inovação e mobilidade urbana, entre outros, são apresentadas para quem se dedica a investigar ou tem interesse por esses temas.

De acordo com a demógrafa Elza Berquó, professora emérita da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e uma das fundadoras do Cebrap, os artigos reunidos no livro são uma demonstração de que a vocação original da instituição, investigar e debater questões relevantes e politicamente sensíveis sob o rigor metodológico, permanece vigorosa, apontando para um frutífero caminho nos próximos 50 anos. “Temas tradicionais – que não perderam sua relevância – e novas fronteiras do conhecimento são apresentados em uma instigante discussão com a literatura e sob a forma de agendas de pesquisa que engajam diferentes gerações de pesquisadores e pesquisadoras”, diz Elza.

Produtos relacionados