Postado em 18/05/2016
Introdução ao uso de game engines para o desenvolvimento de jogos digitais; programação básica para jogos digitais. As aulas online acontecerão de 25 de julho a 15 de agosto. Com Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze.
Inscrições aqui nesta página, a partir de 23/6, às 14h e encerramento 29/6, às 18h. Os inscritos no site receberão email com link e procedimentos para efetivação da Inscrição.
Programa:
Aula 1: Introdução ao Game Design
Aula 2: Introdução à programação visual para jogos digitais
Aula 3: Desenvolvimento de jogos digitais I
Aula 4: Desenvolvimento de jogos digitais II
Pré-requisitos: Ter 16 anos ou mais e Interesse no desenvolvimento de jogos digitais, familiaridade com jogos digitais e familiaridade com computador (softwares).
Materiais necessários:
Folhas sulfites
Lápis e caneta
Computador com a biblioteca do App Inventor e Blender instalados (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).
Introdução à modelagem 3D para Jogos Digitais - As vagas estão esgotadas
Técnicas de modelagem tridimensional de objetos e cenários para jogos digitais, princípios para a modelagem orgânica de personagens lowpoly para jogos digitas. As aulas online acontecerão de 20 de junho a 11 de julho. Com Prof José Francisco Tarallo.
Programa:
Aula 1: Introdução em 3D. Ferramentas de Modelagem
Aula 2: Modelagem de componentes (vértices, linhas e polígonos)
Aula 3: Materiais e Texturas (aplicação com mapas UV)
Aula 4: Iluminação e Render.
Pré-requisitos:
Ter 16 anos ou mais
Familiaridade com o computador e softwares de edição de imagem
Interesse em modelagem e animação
Interesse na criação de personagens e cenários
Computador com Blender instalado (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).
Programa
Aula 1 (20.06) – Introdução em 3D. Ferramentas de Modelagem
Aula 2 (27.06) - Modelagem de componentes (vértices, linhas e polígonos)
Aula 3 (07.07) – Materiais e Texturas (aplicação com mapas UV)
Aula 4 (11.07) – Iluminação e Render.
Materiais necessários:
Caderno para anotações
Lápis ou caneta
Caderno para anotações
Lápis ou caneta
Um computador por aluno, com o software Blender instalado (o programa é gratuito e pode ser baixado aqui).
Mini biografia do professor:
Prof José Francisco Tarallo
Graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialista em Didáticas do Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo e graduado em Advanced Techniques in Character Animation pela AnimationMentor.com. É professor de Computação Gráfica e Videografismo no curso de Radio e TV e Animação e Modelagem 3D nos cursos de Produção Multimídia e Jogos Digitais da UMESP. Atua também como animador 3D freelancer.
Introdução ao desenvolvimento de personagens para Jogos Digitais - As vagas estão esgotadas!
Técnicas de desenho livre para a criação de personagens, conceitos de proporção, anatomia, luz e sombra, composição e finalização de personagens para jogos digitais. As aulas online acontecerão de 16 de maio a 6 de junho. Com Prof. Gilmar de Godoy.
Programa:
Aula 1: Introdução ao desenho / desenho e os materiais
Aula 2: Proporção, escala e perspectiva
Aula 3: Criando personagens / Concept e Model Sheet
Aula 4: Arte final e refinamento
Pré-requisitos: ter interesse e gostar de desenhar.
Materiais necessários:
1. Folhas de sulfite
2. Lápis ou lapiseiras com grafites HB, 2B e 6B
3. Computador com o Inkscape instalado (programa gratuito, o download pode ser feito aqui).
Todas as aulas serão ministrados por professores da Universidade Metodista. Cada um dos cursos possui pré-requisitos, tanto de equipamento quanto de interesses, também com fórum para dúvidas, atividades a serem realizadas pelos inscritos e encaminhadas para serem corrigidas por tutores da Universidade Metodista de São Paulo. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Metodista, mediante sua participação em ao menos 70% das atividades previstas.