Postado em 30/03/2016
No mês de abril, a programação do Sesc São José dos Campos destaca uma variedade de atividades que tem o objetivo de potencializar um encontro de públicos com seus mais diversos interesses e realidades, vindos de todos os cantos da cidade e da região do Vale, compondo assim, um mosaico rico de experiências e trocas.
Na música, o cantor de Jacareí Tuia recebe Guarabyra; o erudito está representado pelo grupo Olhos D’Água, que realiza um concerto com foco na música antiga e renascentista portuguesa; Igor Prado e sua banda trazem os tons do blues; Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz celebram seu encontro musical com o show Dia a Dia, Lado a Lado. O projeto instrumental Todas as Notas traz o trompetista Guizado, que apresenta repertório do seu terceiro álbum, O voo do dragão, misto de clássicos com punk rock e free jazz.
Já o rapper Emicida compõe tanto a programação de Música - ao apresentar seu mais novo disco Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, fruto de pesquisa realizada na África - e de Literatura, ao participar do Sarau do Vale – espaço de encontro e livre expressão no qual todos podem participar lendo ou declamando poesias. Este encontro conta ainda com a presença do escritor e presidente da Academia Joseense de Letras Wilson Poeta, e com a mediação do jornalista Filipe Manoukian.
Na dança, DJ MAM & Os Fabullosos embalam a Batalha do Passinho, com movimentos de embolada e cruzada com o funk carioca, o carimbó, o tecnobrega, o baião, o maracatu, o xote e o samba de roda; já a bailarina e intérprete Jacqueline Gimenes apresenta o solo contemporâneo 6 instantes de solidão, concebido a partir da obra de Johann Sebastian Bach.
Em Tecnologias e Artes, há um bate-papo instigante com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais sobre a recente descoberta das ondas gravitacionais e suas implicações na realidade.
No cinema, continuam as exibições da chamada Trilogia do Ser Humano, do diretor sueco Roy Andersson, com muitos dilemas da vida cotidiana, que transitam entre a graça e a tragédia.