Postado em 21/12/2015
Basta um olhar para as ruas de São Paulo, ou mesmo uma conversa com amigos, para se perceber como as pessoas voltaram a andar a pé pela cidade. Devido ao trânsito sempre caótico, verifica-se uma tendência no que se chama mobilidade intermodal – quando se vai aos lugares, muitas vezes da casa ao trabalho, utilizandose da caminhada e dos transportes públicos. A prática faz com que se mantenha outra relação com o espaço urbano, mais pessoal e emocional.
Em Entrevista, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos analisa os movimentos populares e a democracia na América Latina.
Paulo Faria, em Depoimentos, destaca a importância social do teatro contemporâneo. Em Encontros, o cientista político Alberto Carlos Almeida comenta o universo das pesquisas políticas e o comportamento dos eleitores.
O Almanaque Paulistano registra a história do túnel 9 de Julho, um dos ícones da cidade.
A doutora em literatura Conceição Evaristo e Suelaine Carneiro discutem no Em Pauta as lutas das mulheres negras na sociedade brasileira.
Entre as reportagens, perfil do compositor e professor H.J.Koellreutter, as obras de arte em grande escala e a criação dos jogos digitais.
Os poemas de Hugo Langone estão em Inéditos.
No portal a programação de dezembro do Sesc São Paulo.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo