Postado em 26/09/2015
Lembra daquele roteiro tão esperado que você realizou nas férias? E aquele passeio que aproveitou no último final de semana? Quais são as lembranças que guardou destas viagens? Novas paisagens, sabores, músicas, pessoas?
Por meio do turismo podemos vivenciar formas diferentes de se relacionar com o tempo, com a natureza, as cidades e suas histórias, as pessoas e a cultura local. Uma oportunidade de lazer e descanso, essenciais no roteiro, mas também de adquirir conhecimentos e experiências que podem alimentar novas idéias e até modificar uma visão de mundo já estabelecida.
Agora pare um pouco para pensar o outro lado desta história. Imagina qual impacto a realização da sua viagem pode ter causado nos locais que visitou? De que forma o turismo que você realizou pode contribuir para o desenvolvimento local nestas cidades?
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a cada ano só através das fronteiras internacionais são realizadas mais de um bilhão de viagens, e o turismo representa cerca de 9% do PIB global e um em cada 11 empregos no planeta. Por trás de todos estes números impressionantes estão as histórias de vida das pessoas que fazem parte direta ou indiretamente das atividades turísticas. Os agentes de viagem, os guias de turismo, os funcionários das empresas de transporte, os donos de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que atendem os turistas, os trabalhadores dos hotéis e serviços de receptivo, os artistas, artesãos, e outras milhões de pessoas para as quais o turismo representa uma oportunidade de trabalho, realização pessoal, e desenvolvimento. Um movimento global e local que tem o poder de criar empregos e construir sociedades sustentáveis, além de promover o entendimento mútuo e a salvaguarda do patrimônio natural e cultural.
Todo ano a instituição elege um tema comemorativo para o Dia Mundial do Turismo que acontece em 27 de setembro. Em 2015 o tema é: “1 bilhão de Turistas. 1 bilhão de oportunidades”. O objetivo é promover a conscientização entre a comunidade internacional da importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico.
O Turismo Social do Sesc em São Paulo estabelece por meio de seus roteiros um compromisso com todos os atores envolvidos na atividade turística. Sobretudo, entendendo que tem direta influência no desenvolvimento econômico e social das comunidades receptoras e pode, portanto, se reverter em real benefício para elas, proporcionando sua estruturação de forma sólida, equilibrada e participativa. Um dos seus eixos de ação é a educação para o turismo, que conduz toda e qualquer proposta de vivência turística a um processo de formação de um indivíduo que saiba usufruir a viagem de maneira harmoniosa e responsável e que deseje, cada vez mais, consumir criticamente um produto turístico com conteúdo e qualidade operacional. Podemos falar, neste sentido, em formação de público para o turismo.
Se não abandonamos quem somos no momento de nossas viagens, por extensão a proposta educativa do Programa de Turismo Social do Sesc em São Paulo possibilita ao indivíduo percorrer o caminho que o conduzirá a processos educativos mais amplos, em direção à cidadania. Assim, as vivências turísticas transformam-se em laboratórios de experiências e de elaboração de novas relações com o mundo.
Lembra daquele roteiro que você espera realizar nas próximas férias? Como planeja fazer a sua viagem?
A OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo. Sua sede é em Madrid, Espanha e conta com mais de 153 países membros, 7 territórios e 300 Membros Afiliados, representando o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo. Para saber mais sobre este tema, você pode fazer o download aqui (http://ow.ly/BL2Ck) do livro Tourism Stories – How tourism enriched my life, publicado em 2013 pela OMT em inglês.
Assista também o vídeo produzido em inglês pela OMT por ocasião do Dia Mundial do Turismo 2015 (http://wtd.unwto.org):
|