Postado em 31/08/2015
Neste mês, o Serviço Social do Comércio completa 69 anos. Desde 1946, sua criação pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo trouxe a marca da inovação e da transformação social por meio de um trabalho fundamentado no compromisso público com o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor, bem como da comunidade em geral.
Ao longo dos anos, o Sesc introduziu novos modelos de ação cultural e sublinhou a educação não formal e permanente como ferramenta para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, crítica e renovadora.
Hoje, o trabalho se desenvolve em uma rede de 36 centros no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos, que oferecem atividades ligadas à arte, cultura, esporte, turismo social, inclusão digital, alimentação, saúde, educação ambiental, desenvolvimento infantil e terceira idade, além do canal de TV (o Sesc TV ), o portal sescsp.org.br, as Edições Sesc (edição de livros), o Selo Sesc (CDs e DVDs) e esta Revista E, que buscam amplificar suas proposições.
Nessa perspectiva, o Sesc chega aos 69 anos de atuação continuada realizando um trabalho que oferece intercâmbios e debates como ferramentas para o desenvolvimento de experiências duradouras e significativas, que tem o intuito de valorizar a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e diferentes modos de pensar, agir e sentir.
Tais ações, vinculadas a investimentos em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos adequados, demonstram que os empresários, mantenedores da entidade, seguem empenhados em seu compromisso social.
Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo