Postado em 18/06/2015
Na Virada Cultural 2015, o Sesc Santo Amaro vai ser palco de uma atração que tem gostinho de boa lembrança: Avarandado, com a Cia. Nau de Ícaros. Este foi o espetáculo que inaugurou a Unidade em 2011, com muita música e acrobacias. Conversamos com Marco Vettore, o diretor da companhia, para saber um pouco mais sobre a apresentação.
Vettore define o Avarandado como um espetáculo de dança vertical, no qual os atores, suspensos em cordas de alpinismo, dançam e realizam acrobacias apoiados nas paredes de um prédio. Na Unidade de Santo Amaro, as acrobacias começam na fachada do prédio, também chamando a atenção de quem está de passagem pela Rua Amador Bueno. De acordo com o diretor, a intenção é "provocar no público um novo olhar e perspectiva sobre a arquitetura da cidade por onde andam, passam e vivem rotineiramente".
Mais do que isso, o Avarandado propõe ainda um estado de verdadeira suspensão: do tempo, do olhar e do movimento, por meio das inversões e do jogo com o espaço. Tudo acontece ao som de ritmos brasileiros como ciranda, maracatu e coco, executados ao vivo por um DJ e um improvisador, que recriam essas referências a partir do diálogo com o movimento e os corpos. Vettore resume: "Avarandado propõe um dialogo entre corpo-espaço, dança-ritmo, chão-céu".
O espetáculo foi concebido entre os intérpretes criadores da Nau de Ícaros, a partir da vontade de levar emoção e plasticidade de grandes proporções ao público. "A partir da experiência que temos nas danças brasileiras e nas técnicas com cordas de alpinismo, queremos transformar o olhar para esses espaços, por meio da arte", conta Vettore. Os ângulos singulares, propostos pelo posicionamento pouco convencional dos artistas, é crucial. Atuando na vertical, eles proporcionam uma nova perspectiva para ver o movimento dos corpos.
Para que tudo possa se desenrolar com tanta graça e leveza, é preciso contar com uma estrutura especial. "Temos 30 pessoas envolvidas nesse espetáculo, entre intérpretes, bailarinos, músicos e técnicos especializados em trabalhos em altura", descreve Vettore.
Serão duas apresentações, uma no sábado e uma no domingo. "Para nós, voltar para o Sesc Santo Amaro é uma alegria, pois pudemos amadurecer a proposta e experimentar novas cenas que serão apresentadas ao público da Virada", finaliza o diretor, já deixando a pista de que vem surpresa por aí.
o que: | Avarandado |
quando: |
20 de junho, sábado, às 20h. 21 de junho, domingo, às 17h. |
onde: |
Sesc Santo Amaro | Rua Amador Bueno, 505 | 11 5541-4000 |
ingressos: |
Grátis. |