Postado em 10/04/2015
A programação de Literatura do Sesc São José dos Campos realiza encontros com autores, escritores e poetas que, ao longo de sete encontros até novembro de 2015, discutem autores e obras que os influenciam.
Em março o convidado foi José Moraes, que discutiu o livro Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade. O bate-papo aconteceu na Sala de Leitura, como a maioria dos encontros, mas dois deles serão no Auditório.
A programação a partir de abril apresenta autores nacionais e internacionais, com narrativas, poesias e crônicas.
ABRIL, 16
Rita Elisa Sêda
Apresenta os livros Terra de Homens, de Antoine de Saint-Exupery, Imitação da Rosa, de Clarice Lispector e Meu Livro de Cordel, de Cora Coralina
Rita Elisa Sêda é escritora, Embaixadora da Paz pela ordem da Coroa dos Arameus e dos Auranitas, Comendadora Oficial com a Medalha Leão de Judá. É membro da Academia Joseense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Confederação Brasileira de Letras e Artes e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do Grande ABC. É autora dos livros Ciber@migospontocom, Troféu, Retalhos de Outono e Nhá Chica Mãe dos Pobres, entre outros.
MAIO, 21
Myrthes Mazza
Apresenta o livro Poesias Completas, de Cassiano Ricardo
Myrthes Mazza é especialista em educação, escritora, poeta, declamadora, trovadora. É membro Fundadora da Academia de Letras de Lorena e da Academia Joseense de Letras. Também é Vice –Presidente da União Brasileira de Trovadores, Condecorada com a Medalha Cassiano Ricardo, com o Troféu Gislaine Canales, no Caribe em trovas. Recebeu recentemente a Condecoração da Divine Academiê Française des Arts , Lettres e Culture. Obras publicadas e em andamento: Poemínios, Mulheres de São José, Mulheres de São José e outros poemas, Bons Autores, Charada em Trovas e O Homem e seu Signo.
JUNHO, 18
Fabrício Carpinejar
Apresenta o livro Aforismos Sem Juízo, de Daniel Piza
Fabrício Carpi Nejar, Carpinejar, nasceu em 1972 em Caxias do Sul. É poeta, cronista, jornalista e professor, possui vinte e seis livros na literatura, oito de poesia, oito de crônicas, nove infanto-juvenis e um de reportagem. É apresentador da TV Gazeta e TVCOM, colunista do jornal Zero Hora, de blog no jornal O Globo, e comentarista da Rádio Gaúcha. Já foi eleito pela Revista Época como uma das personalidades mais influentes na internet.
Ganhou prêmios como 54º Prêmio Jabuti/2012 com o livro Votupira (SM Edições) e 51º Prêmio Jabuti/2009 com o livro Canalha! (Bertrand Brasil), da Câmara Brasileira do Livro; Erico Verissimo 2006, pelo conjunto da obra; Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras; Cecília Meireles 2002, da União Brasileira de Escritores (UBE); quatro vezes o Açorianos de Literatura, edições 2001 e 2002, 2010 e 2012. Em 2013, seu livro Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus foi um dos semifinalistas da categoria crônica/conto do Prêmio de Literatura Portugal Telecom, um dos mais expressivos no país.
AGOSTO, 20
João Batista
Apresenta o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
João Batista Magalhães é compositor e intérprete. Integrou o Grupo AMC Rappers, que possui dois CDs gravados de forma independente. A partir do Rap, engajou-se no Movimento Hip Hop e passou a discutir problemas da sua comunidade e a desenvolver trabalhos sociais e culturais com crianças e adolescentes. Em 2005 passou a trabalhar como agente social nos abrigos municipais e criou com os parceiros do AMC Rappers o Instituto Guetto. Em 2006 fundou o projeto Amor Brasil, onde atendia mais de 100 crianças e adolescentes da favela Santa Cruz com atividades culturais e artísticas. Em 2014 lançou o livro Santa Cruz, uma favela no coração da capital da tecnologia.
SETEMBRO, 17
Sônia Gabriel
Apresenta o livro Memorial do Convento, de José Saramago
Sônia Gabriel é professora e pesquisadora, desenvolveu e realizou o projeto cultural Mistérios do Vale, que resultou na publicação do livro Mistérios do Vale - Histórias que o povo conta no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Idealizou e fez parte da equipe organizadora em 2012 e 2013 do Almanaque Rui Dória. Em 2014 publicou No Quintal da Bruxa. Participou de vários eventos nas áreas de cultura e educação proferindo palestras em seminários, simpósios e encontros. Atualmente desenvolve pesquisa sobre J.B. de Mello e Souza.
OUTUBRO, 15
Zenilda Lua
Apresenta o livro Bagagem, de Adélia Prado
Zenilda Lua é assistente social, pesquisa a literatura regional e escreveu os livros: Alfazema, Aparador de Quimera e Quando Chorei No Ombro do Meu Amor. Tem poemas musicados por cantores regionais e em revistas eletrônicas de literatura.
NOVEMBRO, 19
Eduardo Tornaghy
Apresenta o livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa
Eduardo Henrique da Costa Tornaghi, nasceu no Rio de Janeiro, é formado em psicologia pela UFRJ. Trabalhou em hospitais e clínica particular. No teatro estudou com Maria Clara Machado, Klaus Vianna, Glorinha Beuttenmuller, Sergio Brito e Paulo Afonso Grisolli. Tem experiência como ator, diretor, produtor e autor. No teatro já trabalhou com Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Paulo César Pereio e Luiz Armando Queiroz entre outros. Na televisão trabalhou na Rede Globo, TV Rio, TV Educativa, TV Bandeirantes e TVS, no cinema participou de diversos filmes a partir de 1970. É poeta, publicou Matéria de Rascunho, que tem duas edições e está preparando a terceira. Promove Peladas Poéticas, no Leme, RJ.
o que: | |
quando: |
março a novembro |
onde: | Sesc São José dos Campos |
ingressos: |
grátis |