Postado em 30/01/2015
Teresinha Maria Nelli Silva (*)
RESUMO:
O propósito deste artigo é apresentar uma pedagogia voltada para a educação popular e formação política dos excluídos segundo o pensamento freireano, visando focalizar o analfabetismo funcional (constatado em pesquisa SESC/FPA-2007 sobre o perfil dos idosos brasileiros) e destacar o significado da educação popular para a inclusão político-social da população não escolarizada. Essas questões serão discutidas e fundamentadas no trabalho de Torres (1987), no de Queiroz (1999) e no de Paulo Freire nas obras indicadas. O que se quer visualizar na política social são as conquistas dos idosos intermediadas por iniciativas governamentais, entidades públicas e privadas e a ausência de um movimento popular independente e autônomo,fruto espontâneo da mobilização e organização do próprio idoso. Na construção da democracia, a educação popular promove a igualdade social, contribui na formação da consciência política da participação e coloca o desafio de descobrir canais que levem a estender a educação de base aos que dela estão excluídos.
Palavras-chave: Pedagogia. Educação popular.Política social. Idoso. Participação.
ABSTRACT
The purpose of this paper is to present a Pedagogy geared to popular education and political training of outcasts according to the thought of Paulo Freire, doing so to focus functional illiteracy (verified in a SESC/FPA-2007 study on Brazilian seniors’ profile) and to highlight the meaning of popular education for political and social inclusion of the population that is not exposed to school/teaching. These matters will be discussed having as basis the work of Torres (1987), Queiroz (1999) and in Paulo Freire’s works indicated. We want to visualize in the social policies the achievements of the seniors intermediated by governmental initiatives, public and private entities and the absence of an independent popular movement, as an autonomous, spontaneous result of the mobilization and organization of seniors. In the building of democracy, popular education promotes social equality, contributes in the creation of the conscience of the importance of political participation and presents the challenge of finding channels to extend basic education to those who are excluded from it.
Keywords: Pedagogy. Popular education. Social policy. Seniors. Participation.
(*) Mestre e Doutora em Educação pela PUCSP. Estudiosa e pesquisadora na área da terceira idade.email: dguerino@ uol.com.br e
ternelli@uol.com.br