Postado em 31/10/2014
Os benefícios da Ginástica Multifuncional no cotidiano foram relatados pelos alunos do Sesc Osasco
Agilidade, coordenação, equilíbrio, força, resistência, velocidade e habilidades motoras. Estes são alguns dos benefícios que os alunos do curso de Ginástica Multifuncional adquirem através dos exercícios propostos.
A Ginástica Multifuncional (GMF) é um programa de exercícios físicos que tem o objetivo de desenvolver todas as capacidades físicas e também as habilidades motoras, como correr, saltar, e arremessar de maneira integrada.
Ao se matricular na Ginástica Multifuncional, o Instrutor de Atividades Físicas irá elaborar o seu roteiro individual e personalizado de exercícios a partir de dados, como por exemplo: seus objetivos, histórico de saúde e de experiências motoras e o tipo de exercício físico com o qual você mais se identifica. Além disso, há um quadro de aulas em grupo, e você pode escolher participar daquelas que mais lhe interessar.
O programa foi implantado em 2004 pelo Sesc e completa, em 2014, 10 anos de existência. Luciana Itapema, assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo, contou como o programa foi pensado e quais são os principais diferenciais que o distinguem de outras atividades físicas.
“O Sesc pensou em um programa que valorizasse o exercício físico, independente do método, no qual o professor é o educador mediador, na elaboração de uma rotina de exercícios adequada aos objetivos do seu aluno, levando em consideração o histórico de saúde e de atividade física e esporte deste aluno, bem como proporcionando a integração social, a ludicidade, a autonomia e a crítica. O grande diferencial inovador da Ginástica Multifuncional é que o objetivo é o desenvolvimento integral do corpo, ou seja, criar oportunidades de desenvolver o corpo de forma mais completa. Utilizar-se do exercício físico para a manutenção e melhoria da função dos músculos, ossos, articulações, coração e pulmão, e também incorporar o cérebro como parte deste corpo. E para que isso ocorra, o exercício físico vai ficando mais elaborado, mais complexo e mais difícil conforme o aluno progride. Para o aluno, torna-se motivador e desafiador, além de conter elementos lúdicos e prazerosos. Já para o professor, isso valoriza o seu conhecimento profissional, seja em atividade física, seja em esporte, pois estimula sua criatividade em pensar novos exercícios e novas propostas”, afirma.
Os benefícios da GMF no cotidiano foram relatados pelos alunos do Sesc Osasco, confira:
"Eu estava sedentário demais. Muito parado, só trabalhava, não fazia mais nada. Daí resolvi procurar o Sesc. Faz 6 meses que estou na Ginástica Multifuncional. Sinto muita diferença em termos de mobilidade, flexibilidade e força. Até as minhas dores nas costas sumiram."
Sérgio Pereira da Silva
38 anos
6 meses de GMF
"Eu não gosto de musculação, ginástica com aparelho, essas coisas. Eu queria fazer uma ginástica em que eu pudesse ter uma consciência corporal melhor. Aí descobri a Ginástica Multifuncional no Sesc. Melhorei minha ansiedade, fiquei mais calma, e aprendi a controlar a força do meu corpo."
Carol
21 anos
1 ano e 4 meses de GMF
“Estou mais sociável, meu corpo e minha saúde estão muito melhores.”
Maria Auxiliadora
52 anos
1 ano e meio de GMF
"Eu tinha problemas de tendinite e agora não sinto mais as dores, melhorou muito."
Selma Figueiredo
58 anos
2 anos de GMF
“Eu amo estar aqui. Antes desses 7 meses não fazia absolutamente nada, quando caminhava 100 metros já estava morrendo. Nesse tempo, aliando a ginástica com a corrida e uma alimentação melhor, perdi 10 quilos. Minha qualidade de vida agora é outra.”
Valquiria Aoki
53 anos
7 meses de GMF
“Melhorei equilíbrio, alongamento, e aliado à alimentação adequada, perdi 6 quilos. Os exercícios que mais me desafiam são os de flexão, mas mesmo estes que tenho dificuldade, eu procuro fazer porque venço os obstáculos. Através da ginástica, comecei também yoga, caminhada e tai chi (é assim que fala né?), aí melhorei minha respiração, tenho mais fôlego, o que me ajuda na hora de cantar, um dos meus hobbies”.
Norma Lúcia
61 anos
2 anos de GMF
Saiba mais sobre o curso aqui.