Postado em 23/10/2014
Para acessar a integra da publicação, clique no link à esquerda
ALDO DIAS DE ANDRADE (1)
RESUMO:
A proposta do presente estudo foi a de verificar o quanto a atividade física no meio aquático pode contribuir para a redução dos níveis de depressão em pessoas idosas. A pesquisa foi realizada com um grupo de 16 sujeitos idosos do sexo feminino, com idade acima de sessenta anos, residentes na cidade de Palmas/PR.
Foi aplicado um questionário adaptado de YESAVAGE et al. (1983), na condição de pré-teste com 30 perguntas, com respostas tipo sim/não, questões estas envolvendo dados como: situação afetiva, emocional e social, atividades corporais, educação geral e condições de vida.
Em seguida, foi desenvolvido um programa no meio aquático, através de exercícios adaptados dos fundamentos básicos da natação, direcionados para idosos, no qual obteve-se um resultado satisfatório no rendimento, na melhoria da auto-estima, na qualidade de vida e na saúde mental dos idosos.
Palavras-chave: atividade física; depressão; socialização
(1) Professor de Educação Física, mestre em educação física e saúde pela FAFI - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas/PR.