Fechar X

Opinião
Carlos Lovizzaro

Postado em 01/11/2000

Futuro Inevitável

Os prós e o contras da Internet que, gostemos ou não, veio para ficar

Internet é um meio de comunicação com muitos defeitos. A velocidade é um dos seus maiores problemas e, por isso, alguns ainda a consideram experimental. Seu custo de ingresso para o usuário é alto - um microcomputador razoável não sai por menos de 1,6 mil reais. No entanto, o fascínio que a Internet vem causando indica que o sucesso desse novo meio de comunicação está garantido.

O primeiro fascínio que todo internauta tem ao se concectar é sem dúvida o acesso aos milhões de documentos ou sites. Os serviços de busca são os nossos guias nesse mundo novo.

A informação na Internet é perene. Isto é, não é preciso ficar parado à frente do computador para não perder o jonal das oito! Na hora em que você ligar seu computador, a informação vai estar lá, à sua espera.

Além disso, não há limite de espaço para tanta informação. A televisão e o rádio só tem 24 horas por dia para transmitir alguma coisa. Claro que há informações boas e ruins, mas a liberdade conquistada para navegar pela rede compensa qualquer problema de qualidade.

Muitos podem querer que a censura se estabeleça na Internet para evitar que crianças tenham acesso a material de conteúdo sexual ou pornográfico, por exemplo. Mas até aqui precisamos ter cuidado. Nem tudo se resolve com a censura. As crianças não estão isoladas da vida sexual dos adultos. O sexo está em toda parte. Por isso, o fundamental não é a censura, mas como os adultos transmitem para as crianças a sua visão sobre o sexo, como lidam no dia-a-dia com isso. Mas o que é crime na vida real também deve ser encarado assim no universo virtual.

Vencida essa primeira etapa da conexão e navegação, todo internauta fica extasiado com a possibilidade de comunicação aberta pela Internet. Milhões de pessoas no mundo todo possuem um e-mail, passaporte essencial para a modernidade. O internauta percebe que sua capacidade de comunicação se multiplica. Sempre existe um jeito de achar a sua turma
Mas é preciso tomar cuidado com a pessoa que se esconde atrás de identidade virtual, mais conhecida como apelido ou nick name. Aqui, a Internet não é diferente da vida real. O bom senso é sempre fundamental.

É bom ressaltar que ninguém está realmente anônimo na Internet. A polícia chega com facilidade até a arma do crime, ou seja, o computador usado para perpetrar a ação criminosa. Daí, descobrir quem usou o computador para agir como criminoso é fácil.

Depois de algumas andanças pela Internet, qualquer caixa postal vai ficar cheia de lixo. É um problema com o qual precisamos lidar. Existem serviços de e-mail que oferecem filtros rejeitando a correspondência eletrônica indesejada. É possível até punir aqueles que enviam e-mail de forma indiscriminada.

Mas pior é quando nossa privacidade é violada. Isso pode ocorrer se um determinado site passa seus dados para terceiros. O pessoal da mala-direta adora isso. Mas, nesse sentido, na Internet não se faz nada muito diferente do que já é feito em menor escala pelas empresas de cartão de crédito e revistas e jornais. Por isso, é bom ver se o site que vai coletar seus dados assume compromisso público com privacidade.

O terceiro estágio do internauta na rede é se divertir. Nessa fase, o usuário descobre os sites de jogos, gincanas e música. Também é nesse período que o internauta vira um produtor de conteúdo e não um mero consumidor. Ele descobre os sites de construção de home pages onde pode publicar seu currículo, faz uma página em homenagem ao seu ídolo, divulga uma causa ou seu negócio etc. Também começa a participar de grupos de usuários para assuntos específicos, para compartilha assuntos profissionais e paixões comuns.

A última etapa da cultura do internauta é marcada pelo desejo de consumo. As grandes empresas, finalmente, conseguem falar diretamente com o consumidor eliminando intermediários que não agregam valor aos serviços prestados. Como consequência, transferem parte da economia obtida na forma de descontos generosos aos usuários.

Programas de fidelidade com inúmeros incentivos podem ser facilmente criados tornando uma realidade de massa o que nossos pais já conheceram no armazém, padaria ou açougue em que fizeram compras - o marketing um por um!

Esse mundo da Internet conectado via microcomputador é relativamente simples e pequeno. Calcula-se que há cerca de 9 milhões de usuários na Internet brasileira, 5,2% da população brasileira. Multiplicar essa audiência é o grande desafio.

Recentemente outros dispositivos estão sendo acoplados à rede, como os telefones celulares ou pagers bidirecionais, bem mais bartos que um micro. Também os televisores ficarão interativos, os rádios etc. Será cada vez mais complexo e emocionante lidar com esse maravilhoso mundo novo. A interatividade veio para ficar.

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)