Postado em 28/08/2014
Comprometido com a pesquisa de linguagem, o teatro de experimentação brasileiro tem apresentado novas concepções de criação e mesmo de produção. Por um lado seu temário aborda aspectos mais políticos das relações sociais, com o intuito de refletir sobre a posição do homem na sociedade contemporânea; por outro, a construção dos espetáculos adquire muitas vezes um tom coletivo, com a participação dos atores na feitura dos textos e o diretor dividindo com a companhia a estética da encenação.
Em Entrevista, o compositor e instrumentista Caíto Marcondes analisa a produção percussiva brasileira e a importância do ensino de música nas escolas.
Quais personagens ocupam hoje o imaginário das crianças é o tema do Em Pauta, com artigos inéditos assinados pelo professor e autor Tadeu Costa e Maria Júlia de Oliveira Dias.
A produção musical brasileira nas três últimas décadas é abordada em Encontros por Pena Schmidt, realizador de inúmeros CDs e espetáculos no período. O filósofo italiano Antônio Negri, em Depoimentos, discorre sobre seu conceito de multidões na democracia contemporânea.
A famosa série de bailarinas, do impressionista francês Edgar Degas, no acervo do Masp, é destaque do Almanaque Paulistano.
Entre as reportagens, o perfil da cantora Aracy de Almeida, os novos cursos do Centro de Pesquisa e Formação e a mostra Corpos insurgentes.
A poesia de Fernando Naporano ocupa as páginas de Inéditos.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo