Postado em 24/08/2014
Neste sábado, segundo dia de Bienal do Livro de São Paulo, começaram as atividades do Salão de Ideias, espaço dedicado a debates com escritores, pensadores e artistas sobre temas atuais e de relevância sócio cultural. A seguir, disponibilizamos os registros desses encontros.
ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA
Os ilustradores Fernando Vilela, Roger Mello e Odilon Moraes falaram sobre o histórico e os momentos mais significativos desta profissão no país e o reconhecimento na última Feira do Livro de Bolonha, de 2014, na Itália. Obras destes e de outros ilustradores estão em exposição no Espaço Imaginário, na Bienal do Livro.
OS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA, QUATRO SÉCULOS DEPOIS
O professor de literatura brasileira João Adolfo Hansen, da Universidade de São Paulo, um dos grandes estudiosos da obra do jesuíta no país e responsável pela seleção dos trechos lidos pela atriz Fernanda Montenegro na abertura da Bienal do Livro, conversou com o jornalista e editor Flávio Moura sobre a influência dos sermões na literatura brasileira ao longo dos últimos quatro séculos.
O PAPEL DAS LIVRARIAS E EVENTOS LITERÁRIOS NA PROMOÇÃO DA LEITURA
Fechando a noite, o crítico literário João César de Castro Rocha e os livreiros brasileiros Alexandre Martins Fontes, Pedro Herz e Flávio Seibel conversaram com o livreiro francês Jean-Marie Ozanne, um dos fundadores do Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil, o maior evento de literatura infantojuvenil da França, sobre o papel das livrarias e eventos literários na promoção da leitura.
Assista todos os vídeos do Salão de Ideias da Bienal do Livro no canal do Sesc em São Paulo no YouTube.
Histórias por trás das histórias conta um pouco da trajetória de alguns dos autores das Edições Sesc. Luiz Nadal, com suas pequenas epopeias, Cris Lisboa e Marília Pozzobom, com perfis jornalísticos, revelam os perfis dos escritores. Acompanhe!
Conheça também a série Protagonistas da Bienal, que apresenta o público, personagens essenciais para que esse grande evento aconteça.