Postado em 04/06/2014
As Histórias em Quadrinhos, conhecidas como HQ’s, são narrativas feitas com desenhos sequenciais, normalmente acompanhados por textos curtos de diálogos e algumas descrições da situação. O quadrinista Will Eisner, um grande nome dessa arte, define a linguagem dos HQs como “arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história”. Difundido em revistas e jornais, as HQs criaram linguagem própria, signos e símbolos inovadores, que foram incorporadas posteriormente a outras artes.
Existem diferentes formas de Historias em Quadrinhos dentre elas os tradicionais gibis ou comic book, formato mais tradicional usado para publicações de histórias, de series noir, e os populares super-heróis, por exemplo, a Turma da Monica e X-men.
Outro exemplo são os graphic novels, livros em quadrinhos com enredos mais longos e complexos. Também costumam ser chamado assim HQ’s com qualidades artísticas e acabamentos diferenciados, superiores aos demais HQ’s.
Outra forma de Histórias em Quadrinhos que vem tomando o gosto do leitor brasileiro é o Mangá, estilo Japonês de HQ, cuja leitura é feita no sentido da leitura do idioma japonês, ou seja, da direita para a esquerda, ao contrario do nosso sentido convencional. Um dos traços mais marcantes do mangá são os olhos grandes e expressivos das personagens. Alguns exemplos marcantes desse gênero são Dragon Ball , Naruto e One Piece .
Este mês o BiblioSESC Osasco já disponibiliza para empréstimos importantes títulos como America, de Robert Crumb , os volumes 1 e 2 da saga completa dos Piratas do Tietê, de Laerte e Wood & Stock: psicodelia e colesterol, de Angeli.
Pela forma característica do HQ de dramatizar narrativas, clássicos da literatura tem sido há algum tempo adaptados para essa linguagem, como forma de sensibilização para essas narrativas tradicionais. À algumas adaptações que já compunham o nosso acervo, como O Alienista de Machado de Assis, Dom Quixote de Miguel de Cervantes e O Corvo de Edgar Allan Poe, somam-se novos títulos como Alice no Pais das Maravilhas e O Hobbit em HQ, além de Hamlet e O Grande Gatsby em mangá!
Além de uma arte em si, as histórias em quadrinhos podem ser uma forma de estimular a leitura literária, pelo fato desta forma de literatura muitas vezes desenvolver as narrativas mais tradicionais de forma mais fluida e dinâmica, principalmente no que se refere ao público mais jovem.
A experiência de ler um quadrinho também é uma oportunidade de perpetuar o gosto pelo livro como objeto, e não só como leitura de um texto, e, ao misturar mais de uma linguagem ao mesmo tempo, possibilita ao leitor atribuir significados e aprender a relacionar textos e linguagens diferentes, tornando-se um leitor mais completo.
Além de provocar um momento de leitura mais leve, as historias em quadrinhos ajudam a estimular a criatividade e a desenvolver o vocabulário do leitor. Por estes e outro motivos as HQ’s podem servir de entrada para o mundo da literatura.
Visite o caminhão do BiblioSesc que fica estacionado todos os finais de semana e feriados aqui no Sesc Osasco das 10h45 às 18h.