Postado em 24/04/2014
Ocupando 13 unidades do Sesc em São Paulo, o Circos - Festival Internacional Sesc de Circos mostra o maior espetáculo da terra sob outro olhar. De 23 de maio a 01 de junho acontece a 2ª edição do festival, que consolida a linguagem circense no Sesc, fomenta e difunde a produção nacional e internacional de espetáculos circenses, além de contribuir na reflexão e construção do pensamento em circo no país.
A linha curatorial dessa edição busca o conceito da [des]virtuose para apresentar bastidores e cotidiano das vidas dedicadas ao circo e trazer o que está fora do picadeiro e dos refletores e escancarar o risco intrínseco a essa arte.
Prepare-se para dias de encontro com malabaristas, palhaços, trapezistas, homens-bandas, mágicos e equilibristas, mas abra os olhos para o processo, as dúvidas, os riscos, os calos, as dores do corpo, o treino exaustivo e a pesquisa incessante de cada artista para manter e atualizar o encanto que a arte circense produz, que faz com que muitos adultos e crianças ressignifiquem o desejo pueril "da fuga com o circo".
Durante 10 dias de atividades, serão 23 espetáculos (8 internacionais e 15 nacionais), intervenções artísticas, atividades formativas, exposição, exibição de filme, workshop, encontro e debates abertos para todo o público.
Companhias:
Cie Ea Eo (Bélgica), Cia Família Bolondo/ Ateneu Popular 9 Barris (Espanha), Circa (Austrália), Fragan Gehlker e Alexis Auffray (França), Circo Zanni (SP), Irmãos Sabatino (SP), Picadeiro Circo Escola(SP), Cia Nós No Bambu (DF), Instrumento de Ver (DF), Grupo Fuzuê (CE), Cia do Relativo (SP), Circo Caramba (SP), Trupe da Lona Preta (SP), Nau de Ícaros (SP), Circo K (SP), Cia Suno (SP), Circo da Silva (RJ), Cia Reprises (SP), Go East Orkestra (RJ), Banda Paralela (SP), entre outros.
Unidades: Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Consolação, Ipiranga, Interlagos, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Vila Mariana e Santo André
Clique aqui e saiba mais!
Workshop Correndo Riscos- Investigações em Circo Contemporâneo Dirigido a artistas circenses interessados em desenvolver seus números e ampliar suas formas de exploração a partir do corpo (dança, teatro, voz, contato etc). O objetivo deste workshop é desenvolver novos olhares e possibilidades de exploração de técnicas e equipamentos circenses, tendo o risco pessoal e artístico como o ponto de partida e fio condutor da exploração dos processos criativos. O workshop é conduzido por Rob Tannion e Tania Cervantes Chamorro, membros da companhia Organización Efímera, sediada na Espanha, cuja pesquisa se pauta na exploração do risco e da fragilidade para a construção de obras originais para o circo com inspirações sociopolíticas.
Rob foi bailarino e colaborador da companhia inglesa DV8 Physical Theatre e cofundador da companhia Stan Won’t Dance. Tania é bailarina e circense formada pela escola Le Lido, em Toulouse, na França. |
Diálogos Possíveis - Encontro entre realizadores, pesquisadores, artistas e interessados em circo Realizadores de festivais nacionais e internacionais e pesquisadores em circo recebem artistas, produtores e demais interessados para contatos profissionais e trocas de experiências.
Com: Alejandra Jiménez, Circo del Mundo (Chile); Bel Toledo, Cooperativa Brasileira de Circo e Festival Paulista de Circo (SP); César Omar, Cia Cabaret Capricho / Festival de Circo Contemporâneo do México (México); Danielle Hoover, Festival de Circo do Brasil (PE); Felicity Simpson, Circolombia (Colômbia); Fernanda Vidigal, Mundial de Circo (MG); Geraldine Sakuda, La Tarumba (Peru); Guillem Pizarro, Ateneu Popular 9 Barris (Espanha); Junior Perim Crescer e Viver / Festival Internacionalde Circo do Rio de Janeiro (RJ); Leandro Mendonza, Cia Ciclicus / La Central del Circ (Espanha); Marco Bortoleto, Faculdade de Educação Física da Unicamp (SP); Mariana Rufolo, Circo Social del Sur (Argentina); Mario Bolognesi, Instituto de Artes da Unesp (SP); Marlene Querubim, UBCI – União Brasileira de Circos Itinerantes (SP) e Nacho Rey, Festival Hazmereir (Argentina).
Local: Sesc Consolação/ Sala Ômega
Quando: Segunda, 26/5, 18h |