Postado em 21/02/2014
Johana Albuquerque inspira-se em um episódio que aconteceu com sua família em sua nova casa e cria um espetáculo para todas as idades. No Sesc São Caetano dia 22 de fevereiro
O Segredo dos Dois Pinóquios, escrito por Marcelo Romagnoli, é encenado por Joahana Albuquerque e Cia Bendita Trupe. No enredo do espetáculo acontece um cruzamento da história de Pinóquio, o boneco de madeira que queria ser menino, com aspectos da cultura contemporânea e um episódio da vida de Johana Albuquerque. “Este episódio me inspirou a criar o espetáculo, que fala de família, do universo de fantasia que nos rodeia, de passado, presente e futuro. Dos momentos de mudança, em que receios e dúvidas nos habitam por não sabermos o que virá”.
Os personagens principais da peça passam por momentos de crise e mudança, tema este que permeia todo o espetáculo. Assim que todos dormem a fantasia e o sonho iluminam a família, dando outra perspectiva para o momento difícil em que vivem.
A cenografia leva o público a um espaço com baús, portas, caixas e armários, como um porão, que, com o figurino, a iluminação e a trilha sonora, enchem a cena com uma atmosfera de aventura e suspense.
Toda a concepção e linguagem lúdica e teatral do espetáculo podem ser acompanhadas de Outubro de 2013 a Janeiro de 2014, quando a Cia participa do Circuito Sesc de Teatro para Crianças.
A família se muda para uma nova casa, maior que a anterior, e coisas estranhas começam a acontecer. Entre barulhos, sombras, calafrios e ventanias, a imaginação começa a tomar conta dos novos habitantes e cada um vive seu medo. A mãe encontra dois pinóquios de madeira quebrados e mofados, e o filho mais velho resolve restaurá-los. Quando prontos o pai compõe uma música e os pesadelos de todos são substituídos por sonhos, portais para outros lugares e episódios que, ao final, deixam a família com uma nova conclusão sobre seus problemas e suas novas vidas.