Postado em 26/08/2013
O cantor e compositor Carlinhos Vergueiro falou à EOnline sobre seus 40 anos de carreira, o novo disco e as apresentações que fará no Sesc Carmo, no dia 23/setembro, no Sesc São Carlos, no dia 25/setembro e no Sesc São Caetano, no dia 26/setembro. Haverá venda online de ingressos para as duas apresentações
Desde 1973, já são mais de 150 músicas gravadas e célebres parcerias com nomes como Vinicius de Moraes, Paulinho da Viola e Elton Medeiros. Os principais trechos da entrevista com o cantor e compositor você confere a seguir.
EOnline: Você está celebrando 40 anos de carreira com o novo álbum, “Vida Sonhada”. Fale um pouco sobre ele.
Carlinhos Vergueiro: Neste disco eu falo sobre a vida, sobre o tempo, sobre o amor. Notei que a palavra “sonho”, e muitas derivadas, apareciam em várias músicas. O titulo “Vida Sonhada” é o nome da canção que abre o disco.
EOnline: E como serão os shows que fará nas unidades do Sesc? Pode adiantar algumas músicas do repertório?
C.V.: Nestes shows cantarei as músicas do disco novo e outras que foram importantes na minha carreira, como “Por que será”, que fiz com Vinicius de Moraes e Toquinho, “Torresmo à milanesa”, que fiz com Adoniran Barbosa, e “Nosso Bolero”, que fiz com Chico Buarque.
EOnline: Sua carreira musical começou quando você trabalhava na Bolsa de Valores, em 1973. Como foi essa mudança?
C.V.: Enquanto eu trabalhava na Bolsa, eu tinha gravado dois compactos. Em 1974 gravei meu 1º LP, que se chama “Brecha”, e comecei a minha carreira musical.
EOnline: De onde veio a paixão pela música?
C.V.: Desde muito pequeno. Meu pai tocava piano muito bem, gostava de cantar e trabalhava em rádio. Meu avô materno, Guilherme Fontainha, era um grande professor de piano e passava temporadas em nossa casa. Começou a nos dar aulas - para mim e para o meu irmão, o pianista Guilherme Vergueiro. Cresci em um ambiente musical onde se ouvia de tudo, e isso foi muito bom.
EOnline: Quais são suas principais influências? Quem são seus ídolos?
C.V.: Eu sou até hoje influenciado pelo que é bom, por música de qualidade, e isso sempre esteve presente na minha vida. Eu tive muita sorte por ter tido o privilégio de conhecer, trabalhar e ficar amigo de vários ídolos meus, como Vinicius de Moraes, Cartola, Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, Elton Medeiros, Paulo Vanzolini, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Toquinho, Paulo César Pinheiro...
EOnline: Você tem parcerias com compositores consagrados como Chico Buarque e Toquinho. Como foi trabalhar em dupla? Quem criou o quê?
C.V.: Com o Chico eu mandei a melodia e ele fez a letra, com Toquinho fizemos sempre juntos.
EOnline: Também já trabalhou com artistas que já se foram, como Cartola e Adoniran Barbosa, por exemplo. Ficou faltando alguma parceria?
C.V.: Todas as minhas parcerias, amizades e trabalhos aconteceram naturalmente, só posso agradecer. E sempre podem aparecer outras.
EOnline: De onde vem a inspiração na hora de compor?
C.V.: Como disseram meus parceiros João Nogueira e Paulo César Pinheiro na música “Poder da Criação”, ela (a inspiração) “é uma luz que chega de repente, com a rapidez de uma estrela cadente, e acende a mente e o coração”.
EOnline: Já são 40 anos de carreira. Consegue dizer qual o momento mais marcante da sua trajetória profissional?
C.V.: “Foram tantas emoções”, como diria o rei Roberto Carlos. Um momento muito marcante foi ganhar o Festival Abertura no Teatro Municipal de São Paulo com a música “Como um ladrão”.
EOnline: Dá pra dizer de qual música tem mais “orgulho”?
C.V.: Tenho orgulho das minhas parcerias e de viver de música. Como eu digo em uma canção inédita minha, vivo do que gosto e gosto do que vivo.
EOnline: E o que vem daqui pra frente?
C.V.: Estou preparando um cd com músicas do grande Paulo Emilio Vanzolini. Espero que no final do ano eu possa lançá-lo pelo Brasil.
o que: | Carlinhos Vergueiro |
quando: |
23 de setembro |
onde: |
o que: | Carlinhos Vergueiro |
quando: |
25/setembro |
onde: |
o que: | Carlinhos Vergueiro |
quando: |
26 de setembro |
onde: |