Postado em 18/06/2013
Com projeto NÓSCAIPIRA, programação especial de junho exalta a cultura caipira para além das típicas festas juninas
Quadrilha, milho e fogueira são elementos que aparecem tradicionalmente nas comunidades durante o mês de junho, mas a pluralidade do interior brasileiro vai muito além dessas referências. A identidade de um povo, suas músicas, costumes, e até mesmo as influências externas presentes nessa cultura é o que a programação do Sesc Itaquera leva ao público em junho, com o projeto NÓSCAIPIRA - um resgate da ligação do homem com o campo.
Clássico instrumento do interior do Brasil, a viola caipira conduz os shows musicais, mostrando possibilidades rítmicas diversificadas, como um recital instrumental tocado por Junior da Violla. O Rock Rural também é apresentado no show da dupla Sá & Guarabyra, com a participação de Cláudio Venturini e Tavito.
Sem perder a toada, os causos do interior também são lembrados, tanto na apresentação de Paulo Freire, como em intervenções semanais de Duplas Caipiras Itinerantes, que caminhando pela unidade apresentam o cotidiano do interior, exaltando a tradição oral daquele povo.
As apresentações acontecem em diversos espaços do unidade, que é um convite ao reencontro com a natureza, onde, entre uma atividade e outra, é possível ouvir o som dos pássaros, sentir o cheiro de mato e, mesmo que por alguns instantes, sentir-se como um caipira brejeiro e sonhador.