Postado em 30/06/2011
Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional - SESC São Paulo
Neste momento, em que diversos setores da sociedade se debruçam sobre a aprovação de leis mais equilibradas para a utilização dos recursos naturais no país, oferecemos outros elementos e possibilidades de reflexão aos nossos cidadãos. O que se precisa equacionar de maneira negociada e democrática são políticas públicas que garantam o bem comum aliado à sustentabilidade para as gerações atuais e futuras.
Esta edição da série Cadernos SESC de Cidadania abraça o tema proposto pela Unesco, “Florestas para o Povo”, já com a perspectiva de extrapolar as polarizações e apontar para um diálogo mais amplo que considere os vários aspectos e posições, às vezes, conflitantes e antagônicos dessa matéria que interessa aos cidadãos urbanos tanto quanto aos que vivem no meio rural. Neste sentido, buscamos aprofundar as discussões sobre desenvolvimento e sustentabilidade; extrativismo predatório e de subsistência; imaginário e realidade das florestas.
Para nós, contribuir para que os cidadãos se incorporem ao debate, com ideias autônomas sendo capazes de defender e criticar argumentos, é tarefa tão relevante quanto propor, testar e validar iniciativas que possam ser apropriadas e replicadas na sociedade.