Postado em 01/03/1998
Nesta edição, a revista Problemas Brasileiros comemora 35 anos de circulação. E de fidelidade à proposta que motivou sua criação: o debate dos grandes temas nacionais.
Por isso, a matéria de capa desta edição dificilmente poderia tratar de outro tema que não fosse a educação, apontada como o mais grave problema brasileiro nas respostas a uma pesquisa veiculada nos dois últimos números da revista.
A opinião dos leitores parece representar uma preocupação presente em vários setores da sociedade. É significativa, por exemplo, a escolha do ensino como tema da Campanha da Fraternidade de 1998. Assim como a presença do assunto na imprensa, que, segundo levantamento da Agência de Notícias sobre os Direitos da Infância, cresceu 72% de 1996 para 1997. A idéia da necessidade da educação está sendo aproveitada até mesmo em publicidade de uma poderosa rede de lanchonetes.
É preciso aproveitar esse momento de valorização do ensino para agir com urgência. O governo tenta fazer isso com a nova Lei de Diretrizes e Bases, que instituiu a Década da Educação, e o Plano Nacional da Educação, que estipula metas a cumprir nesse período. Os compromissos presentes nesses documentos, como a erradicação do analfabetismo e a universalização do ensino fundamental, são bem-vindos, mas quase tardios. O país não pode esperar mais.