Postado em 05/04/2010
O desconcertante Beckett
A atriz Norma Bengell voltou aos palcos com o espetáculo Dias Felizes, montagem de texto de Samuel Beckett, dirigida por Emílio Di Biasi, com tradução da crítica Barbara Heliodora. Em cartaz de 5 a 27 de março, no Sesc Ipiranga, a montagem tem um cenário, no mínimo, curioso: uma mulher “enterrada” até a cintura em uma montanha de objetos acumulados ao longo da vida. Ela dorme sobre os próprios braços até que o som da campainha a desperta. “Poucos autores têm provocado debates tão sérios a respeito de sua obra quanto Samuel Beckett, desde a primeira montagem de Esperando Godot”, afirma Barbara.
Cultura popular
No dia 15 de março, no Sesc São Caetano, foi aberta ao público a exposição Mestres da Gravura, como parte da Série Acervos. A mostra, que reúne 32 obras de 13 artistas brasileiros, apresenta parte do acervo do Museu de Arte Popular (MAP) de Diadema. “Dentro do universo popular, de rico imaginário e de vasta simbologia, destacamos a poética dos mestres da xilogravura popular”, afirma Ricardo Amadasi, curador do MAP e da exposição. “A produção destas imagens nos coloca no tempo e no espaço, como crônicas do cotidiano sertanejo e urbano.” A mostra segue até o dia 30 de abril.
Dia do Desafio
A atleta olímpica Fabiana Murer marcou no dia 19, no Sesc Piracicaba, o lançamento do Dia do Desafio 2010 – evento organizado pelo Sesc-SP no continente americano. Primeira brasileira a garantir medalha de ouro no salto com vara em março no mundial de Doha, no Quatar, Fabiana falou da participação da mulher no esporte, de suas experiências esportivas e ministrou uma vivência da modalidade. Além do título de campeã mundial, com a marca de 4,80m, a campineira é recordista sul-americana no Rio de Janeiro, em 2009, e recordista sul-americana indoor (pistas cobertas), com 4,82 m, obtidos no Grand Prix Indoor de Birmingham, em fevereiro de 2010.
Reconhecimento
O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, foi condecorado em duas ocasiões no último mês de março. No dia 17, o governador de São Paulo, José Serra, entregou-lhe a Ordem do Ipiranga, honraria mais elevada oferecida pelo governo do Estado de São Paulo e que retribui serviços notórios prestados ao povo paulista. No dia 11, foi a vez do embaixador francês Yves Saint-Geours oferecer ao diretor condecoração da República francesa pelos trabalhos realizados durante o Ano da França no Brasil.
Histórias da cidade
Em março, o CineSesc deu continuidade ao projeto Era Uma Vez... São Paulo trazendo diretores brasileiros cujos filmes tiveram a cidade como cenário. Os primeiros encontros do mês aconteceram de 1º a 4, com os diretores Eliane Caffé, Carlos Alberto Riccelli, Guilherme de Almeida Prado e Alexandre Stockler. Os convidados expuseram sua visão sobre a metrópole, utilizando-se de imagens ou filmes marcantes para eles, falaram da importância da cidade em sua obra e relembraram histórias de suas produções.
“Eu sempre recebo os fãs no camarim depois do show. Eu acho que essa troca é superimportante porque são os fãs que fazem o trabalho do artista”
Claudio Zoli em entrevista ao site da Rádio Transamérica. O músico se apresentou no projeto Segunda no Carmo, no dia 22 de fevereiro.
O corpo de hoje
Ainda como parte da última edição do Sesc Verão, cujo tema foi Corporeidade, o Sesc Pinheiros apresentou, até 14 de março, a exposição Sujeito: Corpo. A mostra reuniu obras de artistas – Adriana Ferla, Carlos Melo, Daysi Xavier, Oriana Duarte, Pazé (foto) e Sonia Guggisberg – que tratam de questões relacionadas às possibilidades de desenvolvimento e aos limites do corpo nas relações com o entorno. A exposição buscou investigar o desenvolvimento da autoimagem e da percepção do corpo individual e coletivo.
Emancipação com música
Como parte das comemorações dos 48 anos de emancipação do município de Osasco, na Grande São Paulo – celebrados em 19 de fevereiro –, o Sesc São Paulo apresentou na cidade um show com o Quarteto Em Cy. As cantoras Cyvia, Cybele, Cynara e Sonya levaram ao palco do Teatro Municipal da cidade canções feitas em parcerias memoráveis, como a de Chico Buarque e Tom Jobim, e de outros compositores importantes, como Baden Powell, Toquinho e Francis Hime.
Talentos premiados
O Departamento Nacional do Sesc divulgou, no mês de março, os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura – edição 2009. A mineira Gabriela Guimarães Grazzinelli foi a ganhadora da categoria romance com “Prosa de Papagaio”. Já o livro "Cavala", de Sergio Tavares, que é morador de Niterói (RJ), foi escolhido como melhor coletânea de contos. A cerimônia de entrega do Prêmio está marcada para agosto, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. As obras vencedoras serão editadas e distribuídas pela Editora Record, parceira do Sesc no concurso literário.
Viaja mais
O Sesc Vila Mariana recebeu no dia 23 de março o lançamento da quarta temporada do programa Viaja Mais Melhor Idade, uma iniciativa do Ministério do Turismo para estimular as viagens domésticas e criar oportunidades para que os idosos conheçam a diversidade cultural e natural do país. Estiveram presentes no lançamento, entre outras autoridades, o ministro do Turismo, Luiz Barretto; o presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), José Eduardo Barbosa; e o diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda (na foto, com o ministro Luiz Barreto). O encontro contou, ainda, com apresentação musical do grupo A Barca.
Leitura maldita
Está em cartaz no Sesc Vila Mariana, desde 12 de março, o espetáculo Dois Perdidos numa Noite Suja, clássico de Plínio Marcos. Sob direção de André Garolli, os atores Igor Kovalewsky e Reinaldo Taunay narram para o público a história de Paco e Tonho, que dividem um quarto de hospedaria de noite e, durante o dia, trabalham como carregadores em um mercado. Nos diálogos, a dupla discute suas próprias vidas, seu trabalho e suas perspectivas de vida, tudo em meio à relação pautada pelo conflito. A peça fica em cartaz até 17 de abril.
“A noite é minha vida. Posso estar cansada como for, mas, se me chamam para sair, eu saio, passo a noite fora”
Dona Inah em entrevista à Revista E. A intérprete se apresentou no projeto Dona da Voz, do Sesc Santana, nos dias 27 e ?28 de fevereiro.