Postado em 22/12/2008
Esporte e Inserção Social
Criado pela iniciativa dos empresários do comércio de bens e serviços, o Sesc nasceu do compromisso público com o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor, de seus familiares e da comunidade em geral, em um projeto de atuação efetiva do empresariado para o desenvolvimento social do país.
Orientados por esse comprometimento com o progresso social, firmado há 62 anos na Carta da Paz Social de janeiro de 1946, os programas do Sesc reúnem um conjunto amplo de atividades nas mais diversas áreas. São ações nos campos da cultura, esporte, educação ambiental, saúde, turismo social, terceira idade, desenvolvimento infantil, odontologia e alimentação e que são levadas à prática em 32 unidades no Estado de São Paulo, na implementação de um canal de TV, o Sesc TV, e nas edições de livros, CDs e DVDs.
Campo de destaque na atuação da entidade, as atividades físico-esportivas se apresentam como reflexo desse envolvimento dos empresários com o crescimento econômico aliado à democratização do acesso da população aos bens de qualidade, materiais e simbólicos.
Importante veículo de educação, saúde e inserção social, os programas de desenvolvimento físico-esportivo recebem investimentos em equipes técnicas capacitadas, estruturas e equipamentos atualizados com foco no atendimento de qualidade aos públicos de todas as faixas etárias e condições sociais, com ênfase nos estratos de menor renda.
Esse empenho dos empresários do comércio e serviços, fundadores e mantenedores do Sesc São Paulo reflete o entendimento do incentivo à prática do esporte e ao desenvolvimento físico como caminho tanto ao crescimento pessoal como ao fortalecimento de uma sociedade mais justa, vislumbrada na participação social e no exercício da cidadania.