Fechar X

Dossiê

Postado em 01/11/1999

Vozes Infantis

Nas comemorações do mês da criança, o Centro Experimental de Música do Sesc Consolação apresentou os trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino e grupos comunitários. As performances das crianças realçaram as potencialidades artísticas e expressivas do canto coral. Paralelamente às apresentações, foram oferecidas a educadores e regentes atividades que procuraram incrementar o aproveitamento do trabalho com corais infantis e as atividades voltadas à educação musical. Um dos destaques foi a oficina de cantigas de roda e danças sagradas circulares que retratou danças tradicionais de várias culturas, como a judaica, turca, celta e brasileira. O coral infantil do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, regido por Gisele Cruz, apresentou-se no dia 9 de outubro e o coral do CEM, do Sesc Consolação, fechou o evento no dia 30 de outubro.

Dia da Criança

O Sesc realizou, no mês de outubro, uma série de atrações preparadas especialmente para a garotada em comemoração ao dia da criança. Através de suas unidades na capital e no interior, animou todo o mês da criança, oferecendo uma verdadeira maratona de jogos, brincadeiras, torneios, oficinas e demais atividades de cunho esportivo, cultural e de lazer. No Sesc Ipiranga, houve aulas abertas de dança, escalada esportiva, cama elástica e ainda uma divertida intervenção na qual um diretor de cinema muito atrapalhado percorreu a unidade com sua colorida câmera de filmar. Na mesma unidade, foi instalado o Galpão Criança, um espaço para atividades lúdicas onde as crianças tiveram a oportunidade de brincar, divertir-se, criar e conferir suas habilidades em jogos e brincadeiras. Em Itaquera, o dia também foi animado. A criançada participou de um bate-papo com a autora infantil Eva Furnari durante o lançamento de seu livro A Bruxinha e o Gregório (Ática), teve contato com artistas plásticos por meio das oficinas O Artista e Eu e se divertiu com um show de palhaços com a dupla Clips & Clops. Já em Interlagos, a garotada mereceu atenção especial durante todo o mês de outubro. Quem participou pôde conferir minitorneio de futebol de botão, espetáculos esportivos e, no dia 12, exibição do filme O Menino Maluquinho, com as aventuras do personagem do cartunista Ziraldo. As peças teatrais foram um capítulo à parte. O Sesc Vila Mariana apresentou 1, 2, 3 e... Nasce Uma Flor, inspirado em Alice no País das Maravilhas, no Vila Mariana. Já em Santo Amaro a história era 1, 2, 3... Tá com Você, uma folia musical. No Sesc Belenzinho e Itaquera, um grupo de trovadores "cantou" a história da Princesa e o Rouxinol. No Sesc Pinheiros, o famoso texto do escritor Hans Christian Andersen foi levado ao palco na peça A Roupa Nova do Imperador.

Envelhecer em um Novo Século

A convite dos organizadores do seminário Terceira Idade de Volta ao Futuro, rea-lizado em Tiradentes (MG), o professor Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc no estado de São Paulo, proferiu palestra no último dia 11 sobre os programas sociais desenvolvidos pela instituição. Na platéia, profissionais e estudiosos da área puderam conhecer os princípios metodológicos que norteiam o trabalho do Sesc junto à terceira idade. As mudanças na maneira de envelhecer e o próprio conceito de velhice estão mudando como decorrência das alterações de comportamento provocadas pela revolução tecnológica.

O Divertido Hábito de ir ao Dentista

Acreditem: os pacientes que foram ao Sesc Odontologia durante o mês de outubro, em vez de baterem os dentes de medo na sala de espera, deram muita gargalhada. O responsável por tal façanha foi o projeto Quem Ri Primeiro que, desde o ano passado, desmistifica a idéia tradicional e sombria que envolve um tratamento dentário. Durante o mês das crianças, o Quem Ri Primeiro convidou o grupo de teatro Nós Três - Teatro e Palavra para alegrar as salas de espera do Sesc Odontologia. Por trás de tanta animação, esse projeto tem dupla função, pois as intervenções, além de distraírem os pacientes nos minutos que precedem o motorzinho, também transmitiram noções básicas de prevenção e cuidados com a higiene bucal, como as formas corretas de escovação, o uso do fio dental e os hábitos alimentares. Outra boa notícia é o acompanhamento que o Sesc Odontologia realizou com as 453 crianças atendidas durante o mês de outubro. Por meio do envio regular de correspondência, os dentistas fornecem orientações básicas à clientela infantil, facilitando as futuras consultas.

Segundas do Nelson

Ora amado, ora odiado, Nelson Rodrigues nunca despertou unanimidade, característica que considerava burra. Seu trabalho e sua personalidade nunca causavam indiferença. Ora sensível, ora ácido, o jornalista, dramaturgo e cronista constantemente nos convida a compartilhar os conflitos do ser humano, a hipocrisia da sociedade, o jogo entre a realidade e a alucinação que escorre de seus trabalhos. A faceta teatral de Nelson Rodrigues será homenageada durante três meses no Sesc Pinheiros com a realização do Segunda em Cena - Especial Nelson Rodrigues. Lançado em outubro, o projeto se estende até dezembro, apresentando todas as idiossincrasias da dramaturgia odrigueana. Em outubro, o cineasta e escritor Arnaldo Jabor e o escritor Ruy Castro, que publicou a biografia do dramaturgo, participaram da mesa de debate.

Um Jogo Social

Fonte de sonhos e esperanças, o futebol tornou-se objeto de pesquisa sociológica, mas sem perder seu caráter popular e apaixonante. Foi para mostrar essa dupla faceta do dito esporte bretão que o Sesc Interlagosrealizou o Futebol - Um Jogo Social, evento multidisciplinar que contou com partidas de exibição, torneios, clínica, oficinas, exposição e vídeo. Foram jogos de futebol de campo, salão, society, caixão e botão, além de partidas entre atletas de várias categorias. Na clínica, Gilmar, ex-goleiro do Palmeiras, mostrava as técnicas para evitar o gol, enquanto nas oficinas, ensinava-se a fazer uma bola de meia. No Hall de Convivência, foi instalada a exposição fotográfica O Rei e a Bola, cujo tema foi Pelé, o atleta do século.

Foto em Foco

Embora tenha sido inventada em meados de 1800, a fotografia popularizou-se apenas no nosso século. Ela vem sendo importante testemunha dos eventos que marcaram a humanidade. Portanto, nada mais significativo que uma exposição de fotos para compor a retrospectiva dos últimos cem anos. Sob o tema "Um Olhar sobre Nosso Século", o Sesc Pompéia organizou, em setembro e outubro, a segunda edição do Foto Enfoque, que reuniu o trabalho de importantes fotógrafos brasileiros. Entre eles: Ana Theófilo, Arnaldo Pappalardo, Emidio Luisi, Gal Oppido, Jorge Araújo, Juca Martins e Luciana Napchan. Além da exposição, encerrada em 18 de outubro, o evento ofereceu oficinas, palestras e workshops com profissionais da área.

Trabalho Voluntário

O Sesc Santos promoveu nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro um painel de estudos e debates sobre trabalho voluntário, uma atividade preparatória e de incentivo à fundação do Centro de Voluntários de Santos.O projeto, ainda em fase de criação, conta com a iniciativa de membros da comunidadee vai servir como núcleo de fomento do voluntariado, recrutando, treinando e encaminhando voluntários a entidades e programasassistenciais. A abertura do evento foi realizada pelo diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, e contou com o depoimento do cantor Netinho, do Negritude Júnior, sobre sua experiência no Projeto Família Negritude, na COHAB de São Paulo. Em seguida, Milu Vilela, presidente do Centro do Voluntariado de São Paulo, abordou o tema "O papel do Voluntariado na Sociedade Moderna". Na perspectiva da economia atual de carência de postos de trabalho, o serviço voluntário aparece como uma das saídas para a empregabilidade, diante da crise.

Ano Internacional do Idoso

A ONU (Organização das Nações Unidas) designou 1999 o Ano Internacional do Idoso, recomendando a todos os países membros a realização de atividades alusivas ao tema. No Brasil, o Sesc São Paulo programou uma série de eventos em suas unidades da capital e do interior. Entre eles, destaque para a Assembléia Nacional dos Idosos e para o Festival Sesc de Teatro da Terceira Idade. Realizada no Sesc Bertioga, a Assembléia Nacional dos Idosos reuniu delegações de 22 estados, além de profissionais da área, num total de mil participantes. Foram palestras, painéis de debate e trabalhos escritos nos campos da previdência, saúde, educação e lazer. O encontro resultou numa carta aberta à nação, que sintetiza as reivindicações da terceira idade junto às autoridades públicas. "O objetivo da assembléia foi discutir a situação do idoso brasileiro e os problemas que o envolvem, além de despertar, na consciência das pessoas, a percepção de que o fenômeno do envelhecimento diz respeito a todos", afirma Marcelo Salgado, gerontólogo e gerente de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc de São Paulo. O Festival Sesc de Teatro da Terceira Idade reuniu, no Sesc São Carlos, trinta grupos de teatro de diversas partes do país. Cerca de quinhentos atores amadores contribuíram para apresentar uma mostra do trabalho que cada unidade do Sesc realiza com a terceira idade no âmbito das artes. Além dos espetáculos, houve também oficinas e mesas/depoimentos com atores profissionais.

Multimídia

Todos os meses, o Núcleo Multimídia do Sesc Vila Mariana oferece uma palestra para discutir o uso das tecnologias multimídias nos processos de educação. A cada debate, um especialista é convidado para debater os aspectos positivos e negativos da inclusão da informática no processo educacional. O assunto está na ordem do dia, principalmente se for considerado o número crescente de usuários da rede mundial de computadores, a Internet. Só no Brasil, as pesquisas apontam entre cinco e oito milhões de internautas. A polêmica, portanto, é recorrente: cada palestrante tem uma postura diferente em relação ao tema. Diante da diversidade de opiniões, a idéia desse ciclo é confrontar experiências e proporcionar espaço para discussão entre educadores e interessados.

Olhar de Arquiteto

Em 12 de outubro, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra recebeu seu hexabilionésimo habitante. E, entre nós, "terráqueos", boa parte vive em metrópoles super-habitadas, o que faz do problema demográfico assunto de grande importância nos debates atuais. Para discutir o espaço social-urbano das cidades, o Sesc Rio Preto organizou, em outubro, o evento Lazer e Cidadania - O Olhar do Arquiteto, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a Associação dos Escritórios de Arquitetura de São José do Rio Preto. O projeto foi direcionado à comunidade em geral, especialmente profissionais, professores e estudantes das áreas de arquitetura, engenharia, artes plásticas, educação artística e comunicação, além de profissionais ligados ao planejamento urbano em órgãos públicos. O objetivo do evento foi debater a relação entre o homem e o espaço no panorama da cidade, apresentar propostas, valorizar o arquiteto como um dos agentes promotores da cidadania, enfim, envolver toda a comunidade no processo de reflexão e construção de um local mais agradável para viver.

Mitos Virtuais

O Sesc OnLine, a unidade virtual do Sesc-SP na Internet, inaugurou em outubro o primeiro game da série Mitos Que Vêm da Mata. O game está disponível no Espaço Curumim do Sesc OnLine (www.sescsp.com.br). O desafio consiste em prender o Saci-Pererê dentro de uma garrafa. Enquanto aguarda o início do jogo, o usuário poderá conhecer a história desse mito levado da breca, escrita por Ricardo Azevedo e contada pelo ator Sergio Mamberti. Para ouvir a história é necessário o plugin Real Audio, que pode ser obtido na própria página do jogo. Depois de escutar as peripécias do Saci e ultrapassar as cinco fases do game, a criança ainda pode publicar uma história com o Saci-Pererê criada por ela mesma. É só acessar, no Espaço Curumim, o Varal de Aventuras dos Mitos Brasileiros, entrar, apresentar-se (nome e e-mail) e contar a aventura que quiser. Este mês tem mais: vai ser lançado o game e a história da Iara, a sereia maravilhosa que atrai com seu lindo canto os desavisados para o fundo dos rios...Em dezembro, será a vez do Curupira seapresentar.

Pura Adrenalina

Esqueça a velha ladeira da praça ou a pista esburacada do bairro, São Paulo já conta com um novo endereço para quem gosta de desfilar as rodinhas. Inaugurado em agosto no Sesc Itaquera, o Espaço Radical é um local destinado aos que gostam de experimentar altas doses de adrenalina na prática de esportes radicais como skate, patins in-line e snakeboard, uma nova modalidade semelhante ao skate. O espaço possui uma área de street (ou seja, obstáculos que imitam uma rua de verdade) e um half pipe, rampa de madeira em forma de U. Nesse mesmo espaço, estão sendo realizados neste mês, em caráter experimental,cursos de bicicleta e skate que atenderam um total de 160 alunos. Haja friozinho na barriga!

Cidadania Cultural

O Atitude Cidadã é um projeto idealizado e realizado pelo Sesc São Caetano que, mensalmente, convida uma entidade social para mostrar à comunidade os resultados de seus trabalhos. Realizado já há três meses, o projeto apresentou, em agosto, uma orquestra formada por crianças da favela de Heliópolis, região de São Paulo próxima ao ABC. Em setembro, foi a vez da Oficina Alfredo Volpi, que desenvolve cursos culturais gratuitos, apresentar o filme O Albergue, uma obra escrita, dirigida e representada por alunos da oficina. Em outubro, A Casa do Zezinho, primeira cooperativa educacional e assistencial do Brasil, com 180 crianças, apresentou espetáculos de rap, capoeira, coral e uma exposição.

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)