Fechar X

Mosaico

Postado em 07/07/2009

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Shesko

Oito ou oitenta – Um grupo de atores ingleses, promovendo o seriado “Escritório Nu”, no qual homens e mulheres trabalham em poses de Adão e Eva, desfilou sem roupa pelos metrôs londrinos, provocando risadas e arrancando aplausos. Menos feliz, um escocês encantado com o sol de Copacabana, após algumas caipiríssimas, resolveu caminhar despido pelo calçadão da Avenida Atlântica, recebendo algumas vaias e terminando o passeio dentro de um camburão da polícia.

Miserê – Um depósito do Detran em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reúne mais de mil carros e motos à espera dos leilões que o órgão estadual realiza periodicamente para recobrar dívidas de seus proprietários: IPVAs atrasados, multas não quitadas, taxas de reboque etc. Em meio aos veículos sobram curiosidades, como uma moto Honda XL, em que o dono pregara um adesivo profético: “Devo tanto que, se chamar minha mulher de meu bem, o banco a toma”.

Apressadinho – Funcionários do Cemitério de Inhaúma, no Rio de Janeiro, descobriram um jazigo com a tampa entreaberta. Dentro dele havia um homem sentado, que, segundo depois informaram policiais e peritos, devia estar morto havia 16 horas. Supõe-se que, perseguido por marginais, ele teria se escondido no túmulo, onde morreu de susto, vítima de um ataque cardíaco. Não esperou sequer pelo velório.

Tira-teima – Hugo Carvana, ator e diretor de cinema, vai trazer Tarcísio Meira de volta às telas, como protagonista de um filme, rodado no Ceará, intitulado “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”. Na cena de uma briga de galos, Carvana resolveu dar nome aos dois rivais que se enfrentavam na rinha, a fim de animar os apostadores e injetar maior emoção no público. Fiel ao título do filme, Carvana batizou um galo de Obama e deu a seu adversário o nome de Ahmadinejad.

Revolta dos peixes – Ativistas ambientais, vestidos como peixes e cobertos de óleo, comandaram manifestações de protesto contra a empresa British Petroleum, responsável pelo grave vazamento de petróleo bruto nas águas do golfo do México. Nas ruas surgiram peixões de assustar os mais incautos, enquanto brados acusadores dos cardumes cortavam o ar, denunciando: “Vocês me mataram!”

Pertinho do céu – Um boom imobiliário está levando os preços para cima, em todos os terrenos e apartamentos do Rio de Janeiro. Um aspecto curioso dessa valorização é a proliferação de anúncios para compra e venda de jazigos em cemitérios de primeira linha. O metro quadrado das “últimas moradas” está em ritmo de ascensão...

Comprando encrenca – Criado por dois alemães e sucesso em sete países da Europa, o Favelado Game, lançado na internet, está provocando reações indignadas entre os moradores dos morros cariocas, pois o jogador, entre outras baixarias, deve pedir esmolas, assaltar carros no sinal de trânsito e roubar igrejas, acumulando dinheiro para comprar o estádio do Maracanã. “Torne-se um favelado, grátis e sem riscos!”, anuncia o site em sua página inicial.
A reação nas comunidades já se fez sentir e várias lan houses resolveram banir o jogo para garantir o sossego.

O bem-amado – O chimpanzé Jimmy, atração do Jardim Zoológico de Niterói, é um torcedor entusiasmado do time do Flamengo e dispõe até de um aparelho de televisão em sua jaula para assistir aos jogos do clube e fazer coro com os gritos da torcida. Jimmy faz questão de vestir sozinho a camisa flamenguista e beberica um refrigerante diet numa garrafinha rubro-negra toda vez que seu clube faz um gol.
Há três anos a diretora do zoo tenta encontrar uma noiva para o chimpanzé, que nasceu em cativeiro e nunca conviveu com outros animais. Ele também é alvo de uma disputa judicial, pois o Grupo de Apoio aos Primatas, uma organização não governamental paulista, quer levá-lo para um dos Santuários dos Grandes Primatas e promover seu casamento com uma chimpanzé atraente – e quem sabe catequizá-lo para se converter ao Corinthians...

 

Comente

Assine


 

 

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)