Fechar X

editorial

Postado em 26/01/2010

Um trabalho sempre inclusivo


O Sesc tem caracterizado sua atuação nesses mais de sessenta anos de atividade por iniciativas inovadoras em diversos campos, como os da cultura, do lazer e do tempo livre. Muitas de suas ações são marcadas pelo pioneirismo - como a fundação do primeiro grupo de convivência de idosos – ou por terem se tornado referência, ao abordar a educação não formal por meio de um conjunto de atividades fora do currículo escolar e que proporcionam ao adulto ou à criança uma participação saudável na vida cultural.

O trabalho social com a terceira idade é um programa consolidado na entidade, paradigma para o atendimento desse segmento da população que, ao mesmo tempo em que usufrui a independência e a iniciativa, não deixa de merecer a atenção da sociedade. Assim também o Sesc entende que merece atenção a pessoa com deficiência. Parcela da sociedade desrespeitada em muitos de seus direitos básicos, pela dificuldade em usufruir serviços ou por não poderem, de forma mais independente, participar da vida social, passou a ser vista, nos últimos anos, como um segmento social que se fortalece na busca de sua autonomia para fugir desse perverso isolamento e para consolidar seus direitos.

As inúmeras possibilidades de participação e integração ativa de todos os segmentos sociais na vida comunitária são prioridade na ação institucional do Sesc. É por meio das artes, dos esportes, de programas de saúde e de bem-estar que buscamos a inserção sociocultural da população, indistintamente. Contribuir para a promoção do bem-estar social coletivo é uma das mais nobres missões que, no Sesc, tem raízes na Carta da Paz Social, redigida por representantes das classes produtoras do país em 1945. Nela podemos reconhecer a preocupação e a responsabilidade dos empresários do comércio de bens e serviços para com os valores estritamente humanos, que expandem seu campo de ação a toda a comunidade.

Buscamos, assim, de forma exemplar, que a ação educativa do Sesc São Paulo esteja presente em todas as suas atividades e serviços. Isso propicia o acesso de toda a coletividade aos bens culturais, independentemente da faixa etária ou das limitações de qualquer natureza, pois se busca o aprimoramento cultural de toda a população e sua consequente inserção participativa na vida em sociedade.



Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    VocĂȘ tem 400 caracteres. (Limite: 400)