Postado em 31/03/2009
Da redação
O Ano da França no Brasil, cujo início se dá agora em abril e se encerra em novembro, além de aproximar duas importantes nações, servirá ainda para celebrar a empatia que aproxima os dois países. É sabido o fascínio exercido pela França sobre o Brasil – como é reconhecido o carinho dos franceses pelos brasileiros. Em nosso país, são muitas as influências francesas – desde a arquitetura e a gastronomia, como a educação (principalmente na fundação da Universidade de São Paulo) e a literatura. O vigor de nossa cultura, de outro lado, desperta enorme interesse entre os franceses. Será um ano importante para estreitar ainda mais os laços de amizade e simpatia, tendo a cultura como ponto de aproximação e identificação.
Na Entrevista, o historiador Marco Antonio Villa analisa alguns heróis brasileiros, como Tiradentes, e movimentos sociais, como Canudos, no interior da Bahia.
O Almanaque Paulistano mostra a Igreja Nossa Senhora do Ó, na Freguesia do Ó, enquanto Vistas Contemporâneas traz um registro sobre o Aquário de São Paulo, com os morcegos gigantes da Ilha de Java.
Em Encontros, a arqueóloga e professora Aline Vieira de Carvalho conta sobre as escavações na região de Palmares, Alagoas, onde ficava o quilombo de Zumbi. Já em Depoimentos, uma conversa sobre música instrumental com o violonista Heraldo do Monte.
Entre as reportagens, um perfil do escritor tcheco Franz Kafka, os 35 anos do Festival Sesc dos Melhores Filmes e a alimentação durante a adolescência.
O Em Pauta discute a vida privada diante da febre de reality shows, sites de relacionamento e blogs, entre outras manifestações, em artigos da escritora Denise Schittine e da professora Cosette Castro.
O conto Averrós, de José Luiz Passos, está na Ficção Inédita.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo