São Paulo tem como marco predominante de sua identidade o fato de ditar o ritmo da economia nacional. Mas também é o retrato de um Brasil cosmopolita, de diversas etnias, religiões e culturas. São características como essas que marcam o enorme potencial que a cidade oferece para gerar um caldo cultural propenso a aglutinar e sedimentar laços comunitários, romper fronteiras locais e gerar demandas renovadas de adesões e interesses de toda a ordem, sejam eles sociais, econômicos ou culturais.
No Sesc, entidade de direito privado, a diversidade se apresenta na forma de sua múltipla programação.
A instituição oferece uma ampla gama de programas permanentes e atividades que têm comprovada a sua eficiência e originalidade pelas milhares de pessoas que as experimentam, em contato direto, a cada dia, num dos trinta e um centros de atividades mantidos na capital, litoral e no interior do Estado.
É assim que o esporte, que também estabelece suas relações com o cultural e o social, constitui-se como importante veículo de educação, saúde e inserção social.
Por meio dele, expressa-se o imaginário social, de forma lúdica. A sociabilização que proporciona, a organização que gera pelas regras e os valores que apresenta são fundamentais para o desenvolvimento integral do cidadão e de toda a comunidade.
Os empresários do comércio e serviços, fundadores e mantenedores do Sesc São Paulo, têm consciência da responsabilidade que assumiram quando, há mais de seis décadas, criaram a entidade. E entendem que o trabalho multifacetado do Sesc contribui para o crescimento pessoal e o fortalecimento da sociedade como um todo.
Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo