Postado em 30/07/2008
Quando esteve em São Paulo para apresentar seu musical As Folias do Látex, em 2007, o escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza, em conversa com a Revista E, lamentou a falta de intercâmbio teatral entre as regiões do país. “Não há um programa que possa distribuir os espetáculos de arte do Brasil”, afirmou. O problema ao qual se referia o autor é clássico: no cenário nacional das artes cênicas, boa parte do burburinho se concentra no chamado eixo Sul-Sudeste – ou no eixo Rio-São Paulo, para restringir mais o perímetro e, infelizmente, se aproximar mais da verdade. Por outro lado, o teatro brasileiro é uma malha com pontos espalhados por todo o território nacional. Do Amazonas de Márcio Souza, na Região Norte, ao Nordeste do Grupo Piollin, de João Pessoa, na Paraíba, passando pelo Giramundo Teatro de Bonecos, de Minas Gerais, e pelo Grupo Teatro que Roda, de Goiânia, Região Centro-Oeste, a cena brasileira tem vários sotaques, métodos e estéticas. E promover a circulação de artistas e espetáculos é contribuir para que o país conheça a si próprio.
Foi com esse objetivo que o Departamento Nacional (DN) do Sesc criou, há 11 anos, o projeto Palco Giratório, uma ação voltada para a difusão cultural e para o desenvolvimento das artes cênicas – teatro e dança – no Brasil, também de olho na democratização ao acesso à produção artística. Além de promover a circulação das produções, o projeto também visa explorar as possibilidades dos espaços cênicos que cada Sesc possui nos diferentes estados. Em algumas cidades, as apresentações extrapolam a unidade e acontecem em locais alternativos. “O Palco Giratório é uma iniciativa que já se consolidou como uma das ações mais importantes realizadas sistematicamente no país na área das artes cênicas”, escreve o diretor-geral do Sesc Nacional, Maron Emile Abi-Abib, no catálogo do projeto. O assessor técnico em teatro do DN, Sidnei Cruz, complementa dizendo que, ao ter como objetivo educar “os sentidos dos espectadores brasileiros”, o projeto “é uma forma de ação cultural que procura ampliar os espaços para pesquisa”.
Parada estratégica
Desde março deste ano, 18 espetáculos estão rodando pelo Brasil por meio do Palco Giratório. A itinerância deve terminar em novembro. No entanto, em agosto, o circuito faz uma parada importante: todas as produções se encontrarão em?São Paulo para o Festival Palco Giratório, realizado pelo Sesc São Paulo nas suas unidades da capital e da região do ABC, Santos e Campinas. “Os espetáculos circulam pelo país de duas formas”, explica a assistente para área de teatro da Gerência de Ação Cultural (Geac) do Sesc São Paulo, Flávia Carvalho. “Uma delas é por meio das chamadas ‘etapas’, quando um espetáculo é apresentado isoladamente em um estado. A outra forma é a reunião de todos os trabalhos de uma só vez no formato de um festival.” Flávia conta que o envolvimento do departamento paulista da instituição é total, abrange desde as discussões que estabeleceram as diretrizes curatoriais – o Sesc São Paulo sediou o encontro realizado entre os departamentos regionais no ano passado – até a realização do evento agora em agosto. “O Sesc São Paulo já realiza uma série de circulação de trabalhos pelo interior”, afirma Flávia, referindo-se ao programa de itinerância realizado pela instituição em âmbito estadual. “De modo que estamos familiarizados com esse modelo proposto pelo Departamento Nacional.
Nossa contribuição para o projeto é fazer com que o público paulista tenha acesso a uma produção fora do eixo Sul-Sudeste. São espetáculos que vêm do Nordeste, do Norte, enfim, produções às quais nós pouco temos acesso.” Simone Avancini, assistente para área de dança da Gerência de Ação Cultural (Geac) do Sesc São Paulo, diz que, por outro lado, essa itinerância é fundamental para as próprias companhias, que têm a chance de apresentar trabalhos em locais diferentes. “Nós não conhecemos no Brasil uma iniciativa semelhante”, declara a técnica. “O Sesc tem uma rede imensa de espaços cênicos, de centros culturais, em todas as regiões, então esse é um trabalho realmente único, que promove uma circulação em todas as regiões do Brasil.”
Espetáculos em rotação
Conheça alguns destaques do Festival Palco Giratório
Confira a programação completa no Em Cartaz desta edição