Postado em 28/07/2008
Da redação
Nunca se duvidou da qualidade da literatura produzida no Brasil. Escritores como Machado de Assis, Euclides da Cunha e Guimarães Rosa costumeiramente são motivo de livros e artigos elogiosos de intelectuais europeus e americanos. De outro lado, nos últimos anos se verifica também que outros autores brasileiros têm obtido reconhecimento com a tradução de suas obras. E não apenas para inglês, francês ou espanhol, mas para línguas como o húngaro, o holandês, entre outras. Uma observação mais aprofundada mostrará ainda como o escritor brasileiro, nas últimas décadas, alcançou outros patamares, inclusive o profissional. É do que trata a matéria de capa ao traçar um panorama da literatura brasileira contemporânea.
Na Entrevista, uma conversa com a professora Lisbeth Rebollo Gonçalves, também diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP), sobre arte, mercado e crítica cultural.
Em Encontros, a visão do sociólogo italiano Massimo Di Felice sobre as redes de comunicação e, em Depoimentos, o maestro Silvio Baccarelli.
O Almanaque Paulistano aborda as obras do escultor Luiz Brizzolara, na Praça Ramos de Azevedo, e, no Vistas Contemporâneas, a arte contemporânea nas estações do Metrô.
O Em Pauta discute consumismo e sociedade, em artigos exclusivos do professor Everardo Rocha e do psicanalista e escritor Sérgio Telles.
Entre as reportagens, o quadrinho brasileiro, o centenário do compositor Cartola e o projeto Palco Giratório.
Linha Reta, de Menalton Braffi, está na Ficção Inédita.
No Em Cartaz a programação de agosto do Sesc São Paulo.