Postado em 28/07/2008
Educação permanente e transformação social
A ação do Sesc São Paulo no campo sociocultural é fruto de um sólido projeto social e educativo que traz, desde a sua criação pelo empresariado do comércio de bens e serviços, há 61 anos, a marca da inovação e da transformação social.
Ao longo dos anos, o Sesc tem introduzido novos modelos de ação cultural e, na década de 1980, enfatizou a educação permanente como pressuposto para sua atuação. A concretização desse propósito se dá por um intenso trabalho no campo da cultura e por meio de suas diversas manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.
Isso significa efetivamente contribuir para experiências pessoais e coletivas mais duradouras e expressivas. No Estado de São Paulo o Sesc conta com 31 unidades e um canal de TV, que oferecem uma diversificada programação. É por meio de espetáculos de teatro e de dança, shows, cursos musicais, exposições e oficinas artísticas que o indivíduo toma contato com as expressões simbólicas da ação humana. Os cursos da área físico-esportiva desenvolvem as habilidades corporais e trabalham conceitos abrangentes de qualidade de vida.
Os programas de turismo social, de educação socioambiental, de odontologia e alimentação apresentam conhecimentos de saúde e de bem-estar, enquanto os programas especiais para crianças e para idosos, além dos pioneiros programas Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos e a Internet Livre, demonstram o propósito institucional da inclusão social e digital. No dia-a-dia de nossas unidades os trabalhadores do comércio de bens e serviços, seus dependentes e a comunidade em geral tomam parte num processo transformador, renovador e inclusivo.
Assim, o Sesc São Paulo, ao desenvolver uma ação de educação continuada, permanente, tem o objetivo de valorizar o indivíduo, ao estimular a autonomia pessoal, a livre expressão artística, a interação com os outros e o contato com diferentes modos de agir, pensar e sentir.