Fechar X

Dossiê

Postado em 12/12/2007

REVISTA E - MARÇO 2008
Peça dentro da peça

Estreou em 16 de novembro, na unidade provisória Sesc Avenida Paulista, a peça Diálogo das Sombras, que conta a história de uma jovem desafiada pelo pai a conseguir um emprego e ingressar no mundo adulto. Já o tio da garota tem outros planos para ela: realizar uma apresentação teatral na qual os personagens envolvidos na trama possam se confrontar e fazer a protagonista mudar a visão que tem de si mesma. Ainda dá para descobrir como essa história termina, o espetáculo fica em cartaz até 16 de dezembro.



Consciência negra

Entre 14 e 18 de novembro, a 5ª Bienal de Dança, realizada pelo Sesc Santos, transformou a cidade em um grande palco para a produção contemporânea na área. Foram 46 apresentações de companhias do Brasil e de outros sete países, espalhadas por diversos locais públicos e históricos, além das dependências da unidade. A programação também contou com debates, palestras, oficinais, lançamento de livros, mostra de vídeos e instalações coreográficas.



Dias de dança

A banda gaúcha Cachorro Grande se apresentou nos dias 6 e 7 de dezembro no Sesc Pompéia, como parte da turnê de lançamento do novo CD, Todos os Tempos. O grupo, formado em 1999, busca inspiração no rock dos anos 60 e 70 para compor suas músicas. Os gaúchos, que vêm ganhando destaque no cenário musical nacional, levaram o prêmio de melhor show no VMB 2007, premiação anual da MTV brasileira.

Foto: Priscilla Prade/Divulgação



Iguais, mas diferentes

A peça infantil O Menino Teresa, que estreou em 4 de novembro na unidade Ipiranga, mostra a garotinha do título curiosa em desvendar todos os mistérios do universo masculino.
Para isso, ela faz uma expedição ao quarto dos meninos, onde encontra uma arca com os segredos que diferenciam um gênero do outro. A certa altura, Teresa se transforma em um garoto e descobre que meninos e meninas não são tão diferentes assim. A peça fica em cartaz até 16 de dezembro.



Mundo descoberto

Uma nova temporada do espetáculo infantil Felizardo se iniciou em 15 de novembro, no Sesc Consolação, e segue até 22 de dezembro. A peça conta a história de duas crianças em plena descoberta do mundo por meio de brincadeiras e muito faz-de-conta. No dia 1º de dezembro foi lançado um CD com as 13 músicas do espetáculo - à venda nas apresentações da peça.



Clássico completo

Aconteceu em 26 de novembro, na unidade Consolação, o lançamento dos quatro primeiros volumes da coleção Jorge Luis Borges - Obras Completas, editada pela Companhia das Letras. Estiveram presentes Maria Kodama, viúva de Borges, além de Davi Arrigucci Jr. e Jorge Schwartz, especialistas na obra do autor argentino. Houve ainda a leitura de poemas de Borges por Antonio Cícero.



Obra coletiva

De 25 de novembro a 2 de dezembro, o Sesc Ipiranga apresentou a exposição Experimento Elástico, trabalho coletivo da artista plástica Adriana Bertini com 300 jovens da região, que teve como suporte preservativos com defeito de fabricação. O evento fez parte do projeto temático Murographia, realizado mensalmente pela unidade.



Transformador

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, recebeu, em 22 de novembro, o Prêmio Trip Transformadores na categoria Liberdade. A premiação, oferecida pela revista Trip, foi criada para homenagear pessoas cuja preocupação é legitimar "o direito à expressão da diversidade, tanto étnica quanto social, sexual e de pontos de vista", conforme define o site da publicação. A eleição é feita pelos leitores da revista.



"É difícil ser a primeira a ousar, a usar esse visual. Atualmente não assusto mais, mas tem gente que acha que sou travesti. Agrado às minorias"

A atriz Elke Maravilha, que participou do Festival Mix Brasil, na unidade Pompéia, dia 22 de novembro, em entrevista à revista Istoé Gente.



"O Brasil ainda é um país superpreconceituoso. Se a pessoa é negra e pobre, tem que lutar e rezar muito para conseguir alguma coisa"

Taís Araújo, atriz de Filhas do Vento, filme exibido nos dias 10 e 11 de novembro no Ciclo de Cinema Negro do Sesc Itaquera, em entrevista à revista Raça



Circulações

A Mostra Sesc de Artes 2007 - Circulações foi realizada na capital paulista em novembro com a proposta de refletir sobre a relação do público com os processos de elaboração de uma obra de arte.

Abaixo alguns dos destaques:

Sesc Ipiranga
De 13 de novembro a 2 de dezembro, a exposição Na Tábua uniu literatura e ilustração em peças de madeira produzidas especialmente para a mostra pelo escritor Paulo Scott, pelo ilustrador Fabio Zimbres e convidados.


Avenida Paulista
A encenação Morta (Viva), em cartaz de 24 de novembro a 2 de dezembro, inspirou-se na obra A Morta, de Oswald de Andrade, para misturar teatro, vídeo e performance. O ator Luiz Fernando Ramos empregou um material pré-gravado e as cenas foram modificadas a cada apresentação.


Sesc Consolação
A intervenção La Culpa la Tiene Niemeyer foi realizada de 9 de novembro a 1º de dezembro na unidade. Cada espectador seguiu individualmente as instruções de um personagem fictício por meio de um aparelho de mp3. A cada passo, uma trama policial ia sendo desvendada.


Várias unidades
Durante todo o mês, os integrantes dos coletivos Eloísa Cartonera e Dulcinéia Catadora se juntaram para ministrar, em diversas unidades da capital, oficinas de pintura de capas de livros.

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)