Fechar X

Dossiê

Postado em 12/02/2007

REVISTA E - PORTAL SESCSP

 

Sons do Congo
O grupo congolês Konono nº 1, que utiliza elementos da tradição da tribo africana bazombo em sua música, apresentou-se no Boulevard São João, próximo ao Sesc Carmo, região central de São Paulo, em evento promovido pela unidade nos dias 6 e 7 de dezembro. O tom de crítica e a experimentação estética são características da banda, que tem mais de 30 anos e costuma fazer shows ao ar livre nos subúrbios de Kinshasa, capital do Congo, empregando instrumentos inusitados, como partes de carros velhos e megafones.

 

 

 

 

 

 

Marca histórica
Em homenagem ao Santos Futebol Clube, que em outubro alcançou um feito inédito na história do futebol mundial ao atingir a marca de 11 mil gols, esteve em cartaz no Sesc Santos, durante o mês de dezembro, a exposição fotográfica 11.000 Gols do Santos FC. Organizada pelo jornalista e pesquisador Odir Cunha, a mostra apresentou momentos históricos do time e promoveu uma reflexão sobre a importância simbólica do esporte.

 

 

 

 

 

 

Sem preconceito
Em 1988, durante uma assembléia mundial sobre saúde, o dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia de Luta contra a Aids. Para lembrar a data, o Sesc Itaquera montou uma programação especial, com bate-papos, consulta a sites especializados, intervenções artísticas e exibição do filme O Jardineiro Fiel (foto), de Fernando Meirelles. Para quem quiser mais informações sobre o tema, vale uma visita a sites de instituições como Gapa (www.gapabrsp.org.br), Sociedade Viva Cazuza (www.vivacazuza.org.br), Casa de Apoio Brenda Lee (www.brendalee.org.br) e a Associação Liberdade e Vida (www.liberdadeevida.org).

 

 

 

 

 

Festa dos deuses
Em comemoração aos 50 anos de Orfeu da Conceição, obra de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, mortais, deuses e semideuses encontraram-se no palco do Sesc Vila Mariana, nos dias 13 e 14 de dezembro, para uma nova montagem da peça. O enredo trata da trajetória do músico que desce aos infernos em busca de seu amor e tem como ambiente os costumes, as gírias e a música dos morros do Rio de Janeiro. Com direção cênica de Marcelo Lazzaratto, o espetáculo envolveu os alunos do Centro de Música do Sesc e do Coral Belas Artes.

 

 

 

 

 

"Trabalhar sobre essa história foi uma satisfação especial. Ela permitiu perceber um interessante processo de circularidade: nasceu anônima, como narrativa popular oral, (...) foi coligida pelo pesquisador Câmara Cascudo e, recontada e reinterpretada, ganha agora forma teatral."
O escritor Luís Alberto de Abreu sobre seu espetáculo A História de Dona Genevra: Um Decameron do Sertão, apresentado nas unidades do Sesc em Santo André e Santos

 

 

 

 

 

 

"Muitos estão fazendo coisas interessantes, como o filho da Elis e negões como Seu Jorge, Paula Lima, a nova Banda Black Rio, quem sabe até meu filho, Mahal, que faz rap. Não quero aqui dizer o que é bom ou ruim. É preciso tempo para ouvir."
Luiz Melodia, que se apresentou com o filho, Mahal, no Sesc Pinheiros, em entrevista à Folha de S.Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem ao Sesc na Câmara de Santos
Em comemoração aos 60 anos de fundação do Serviço Social do Comércio, a Câmara Municipal de Santos promoveu uma sessão solene em 7 de dezembro na qual a instituição recebeu a placa de honra ao mérito pelos serviços prestados. A iniciativa da homenagem partiu da vereadora Suely Morgado, oradora oficial da cerimônia. A solenidade marcou também os 20 anos de inauguração da atual unidade do Sesc na cidade.

 

 

 

 

 

Genuinamente brasileiro
Adaptado do balé O Quebra Nozes, criado pelo coreógrafo Marius Petipa para a obra de Tchaikovsky, o espetáculo infantil A Lenda do Quebra-Nozes: Um Musical Brasileiro, com texto de Telma Dias, recria a história com composições brasileiras e elementos do folclore. O musical, apresentado no Sesc São Caetano no dia 16 de dezembro, conta as peripécias da menina Clara para ajudar um quebra-nozes em formato de soldadinho de madeira a se libertar de um feitiço.

 

 

 

 

 

 

Facilidade e segurança
Em 12 de dezembro, foi reunido no Sesc Pompéia um time de artistas para o evento de lançamento da loja virtual do Sesc São Paulo (www.sescsp.org.br/loja) - que possui um catálogo com mais de 50 livros, além de CDs e DVDs. A ocasião serviu ainda para apresentar ao público o trabalho da Orquestra Mediterrânea, em DVD lançado pelo Selo Sesc e agora disponível na loja. O novo canal visa a facilitar o acesso aos produtos do Sesc, num ambiente seguro, com toda a comodidade oferecida pela internet.

 

 

 

 

 

Promovendo o Brasil
Num momento de intensos desafios sociais, econômicos e políticos pelo qual passa o Brasil, a cultura e a memória afirmam-se como valiosos agentes de transformação. Para valorizar o uso desses elementos, foi realizado no Sesc Vila Mariana, nos dias 6 e 7 de dezembro, o 1º Fórum Brasil Memória em Rede (BMR). Durante o evento, foram discutidas maneiras de democratizar o emprego da memória e da cultura como instrumentos capazes de mudar os rumos da realidade brasileira.

 

 

 

 

Literatura irlandesa
A obra de um dos maiores escritores e dramaturgos do século 20, Samuel Beckett (1906-1989), e a de outros autores irlandeses do mesmo período, foram analisadas em O Teatro Irlandês do Século XXI - A Geração Pós-Beckett. O evento, ocorrido nos dias 5 e 12 de dezembro na unidade provisória Sesc Avenida Paulista, contou com debates, leituras de textos, performances e peças de teatro que discutiram as tendências da literatura dramática na Irlanda da atualidade e suas conexões com a produção brasileira.

 

 

 

 

 

 

Verde e rosa
A vida e a obra de Cartola foram celebradas no evento Tributo a Cartola, realizado no Sesc Ipiranga nos dias 14 e 15 de dezembro. Os grupos Gó do Trombone e Samba Puro apresentaram novos arranjos para alguns clássicos do compositor carioca que foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Nos espetáculos, as canções eram intercaladas com histórias da vida do mestre e de algumas de suas composições.

 

 

 

 

 

Em grande estilo
Em 1978, oito autores reuniram seus escritos e produziram o primeiro volume da coleção Cadernos Negros, que alterna contos e poemas de estilos diversos. Passados 28 anos, o grupo de escritores, chamado Quilombhoje Literatura, comemorou, no dia 14 de dezembro, o lançamento da 29º edição dos cadernos no Teatro Sesc Anchieta, no Sesc Consolação. Na ocasião, o grupo reafirmou o compromisso de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura.

 

 

 

 

 

"Começamos a trocar discos, livros e a conversar sobre as coisas que nos influenciavam, e percebemos que era a nossa vez de criar algo que representasse a nossa vida e as coisas que nos cercavam em Arcoverde [cidade do sertão pernambucano]."
Clayton Barros, integrante do Cordel do Fogo Encantado, que realizou show no Sesc Pompéia, em entrevista ao site da revista Caros Amigos

 

 

 

 

 

 

"Procuro criar uma espécie de ´arqueologia da arquitetura´, em que o caráter efêmero de minhas ações é de alguma maneira compensado pelo registro fotográfico. A idéia é conferir a estes espaços uma espécie de memória."
Georges Rousse, fotógrafo e artista plástico francês, em entrevista à Folha de S.Paulo. Rousse realiza intervenções artísticas em espaços abandonados e está com trabalhos expostos na unidade provisória Sesc Avenida Paulista até 28 de janeiro

 

 

 

 

 

 

Voltar

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)