Postado em 07/03/2006
Embora seja a principal responsável pelos expressivos superávits da balança comercial do país, a soja está também no centro da polêmica sobre o desmatamento da Amazônia. Num momento em que as atenções se voltam para as mudanças do clima e suas conseqüências danosas para o planeta, é preciso levar em conta os alertas feitos por entidades ambientalistas, do Brasil e do exterior, em relação aos perigos decorrentes do avanço da sojicultura sobre a floresta. É esse o assunto da reportagem de capa.
Em outra matéria, abordamos um tema espinhoso, que tem tirado o sono não só de políticos, mas principalmente de trabalhadores e aposentados: a situação da previdência social. Não existem mais dúvidas, entre os diversos segmentos da sociedade, quanto à necessidade de mudanças para barrar o déficit sempre crescente que ameaça a própria estrutura do sistema previdenciário. Falta, no entanto, entendimento para definir os rumos de uma reforma que tenha a virtude de sanear as contas do setor e coibir fraudes, garantindo à parcela da população que se aposenta uma velhice com um mínimo de dignidade.
Esta edição traz ainda uma questão ligada à educação, que tem sido motivo de preocupação para juristas, magistrados e profissionais ligados à advocacia. Trata-se dos resultados decepcionantes do Exame de Ordem, que têm revelado um sistemático despreparo dos estudantes de direito no Brasil. A reprovação, acima de 80%, deixa claro que há necessidade de mudanças profundas, a começar pelo currículo escolar, geralmente em descompasso com a realidade. Por se tratar de um exame revelador de deficiências educacionais, não faltam vozes que defendam sua adoção para outras disciplinas, o que certamente mostraria, com muita nitidez, a triste situação do ensino no país.
Mas a publicação deste número representa também um marco na história da revista. Com muita satisfação, lembramos que neste mês de abril Problemas Brasileiros inicia seu 45º ano de existência, uma longevidade que poucos periódicos brasileiros conseguiram alcançar. É motivo de alegria e orgulho constatar que ela permanece fiel ao objetivo inicial de divulgar e debater as grandes questões nacionais e a realidade do país.
Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac