Postado em 31/08/2005
O Brasil precisa decidir, urgentemente, como pretende explorar a Amazônia. Se optar por manter a floresta em pé, o governo deve criar condições para que a pesquisa avance, enviando para lá o maior número possível de cientistas a fim de mapear as reais potencialidades da megabiodiversidade local. Para que isso ocorra, no entanto, são necessários investimentos compatíveis com a importância ambiental e econômica da região. É esse o tema da matéria de capa.
Mostramos ainda a verdadeira invasão chinesa no setor de bens de capital, que nos coloca diante da seguinte questão: como enfrentar o concorrente oriental, que tem preços praticamente imbatíveis? Na área de energia, analisamos os benefícios que pode representar a integração do biodiesel à matriz energética nacional.
Outro assunto que a revista aborda com freqüência é a saúde. Nesta edição, falamos da inauguração de uma moderna clínica odontológica na USP para atendimento à população carente, do trabalho das enfermeiras obstétricas, que buscam resgatar a confiança das futuras mães no parto natural, e do empenho das empresas para livrar o ambiente profissional do perigo das drogas. São algumas notícias alentadoras, que se contrapõem à massa de problemas que afetam essa área no país.
Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac