Fechar X

Carta ao leitor

Postado em 04/05/2005

Escondida no interior da Bahia, a chapada Diamantina parece ser mais conhecida em outros países que no Brasil, uma vez que a maioria de seus visitantes são estrangeiros. Na reportagem de capa, mostramos um pouco das belezas naturais da região e também como os habitantes locais encontraram uma maneira inteligente de explorá-las, fazendo do ecoturismo uma boa fonte de renda.

A retomada da navegação de cabotagem é tema de outra matéria. Praticamente extinta desde meados do século passado, essa modalidade de transporte volta a ganhar impulso devido às péssimas condições das estradas de rodagem. Tudo indica, no entanto, que lamentavelmente os pequenos portos – que não têm condições de receber navios de grande porte – ficarão à margem desse processo, uma vez que a tendência é de concentração do movimento de cargas nos portos transoceânicos.

Esta edição traz ainda as cores vibrantes do folguedo que se tornou ícone da identidade maranhense: o bumba-meu-boi. Considerada por Mário de Andrade uma das manifestações folclóricas mais originais do país, essa brincadeira secular chegou a ser proibida durante vários anos, mas sobreviveu e hoje tem admiradores em todo o território nacional.

Abram Szajman
Presidente da Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)