Postado em 05/07/2005
JORGE LEÃO TEIXEIRA
|
Haja sutiã – As correntes de sutiãs, que surgiram nos últimos anos como um alerta às mulheres sobre o câncer de mama, estão cada vez mais quilométricas. O recorde mundial – 79 mil peças – pertencia a Cingapura até maio de 2006, quando foi batido por Chipre, onde a população feminina fez uma campanha internacional e conseguiu juntar 115 mil sutiãs, inclusive do Brasil.
Sabedoria mineira – Ano eleitoral, chuva de escândalos e violência a granel desencadearam um aquecimento nas escutas telefônicas, legais e clandestinas, no "quadrado mágico" de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, colocando figurões e figurinhas em alerta permanente, com as barbas de molho. Os mais calejados seguem o conselho sábio dado por Tancredo Neves: "Telefone é só para marcar reunião, assim mesmo em hora e local errados..."
Barbas de molho... – A Q-Tel, companhia telefônica do emirado árabe do Qatar, vendeu em disputado leilão o telefone celular de número 666-6666, arrematado por um petromilionário por US$ 2,7 milhões. A notícia repercutiu no Brasil, onde banqueiros de bicho passaram a não aceitar apostas no milhar 6666.
Arma secreta – Estreante em Copas do Mundo, o Togo cercou-se de todos os cuidados para não fazer papel feio na Alemanha, onde sua seleção foi a primeira a desembarcar. Os treinamentos foram precedidos por cerimônias de vodu, que contaram com a participação de cartolas, atletas e torcedores entusiastas. Não funcionou.
Manda quem pode – O piloto espanhol Fernando Alonso está com tudo e muito prosa, com carradas de razão, pois, além de ser o novo ídolo de plantão em seu país, está faturando alto na esteira do sucesso nas pistas, com grande número de encomendas de comerciais. Num deles, de cerveja, aparece como um viking correndo em carro medieval. Em outro, de telefones celulares, banca o bailarino. Numa dessas filmagens, superelaborada, trabalharam cerca de 600 figurantes.
Pipi ecológico – O prefeito de Londres, Ken Livingstone, ativista ecológico, lidera uma campanha para evitar o desperdício de água na capital inglesa, que diariamente gasta de várias formas milhões de litros do precioso líquido. Nos últimos meses, Livingstone vem encabeçando um movimento que defende que não se dê descarga quando o banheiro for usado só para urinar...
Devoradores de bulas – O número de farmácias e drogarias cresce cada vez mais no Brasil, e com elas o de hipocondríacos. No centro de São Paulo já circulam muitos, que dão uma "passadinha" regular nesses estabelecimentos para saber quais são os "lançamentos". Alguns, inclusive, fazem essa romaria para poder "receitar melhor" os novos medicamentos a seus parentes, amigos e colegas de trabalho, conforme explicam aos balconistas...
Vapt-vupt – A lei que autorizou na Inglaterra, em fevereiro último, uniões civis entre pessoas do mesmo sexo estreou com o pé esquerdo. Duas mulheres que integraram a primeira leva de casórios anunciaram durante a lua-de-mel que irão se divorciar, pois Liz King se apaixonou perdidamente por uma das convidadas de sua cara-metade, Daphne Ligthart, que conheceu durante a cerimônia de casamento. O consolo de Daphne será o ingresso no Guinness Book of Records como protagonista do casamento homossexual mais breve na crônica jurídica mundial.
Hora do "basta!" – Surgiu um movimento nacional que promete lutar por uma lei que enquadre o popular "jabaculê" como crime de corrupção. Denominada Jabasta, a cruzada antijabá foi lançada em maio, no Rio de Janeiro, numa agitada assembléia no Circo Voador.