Fechar X

Lazer
Espelhos de água

Postado em 01/01/1999

Com a chegada do verão aumenta a procura por atividades de esporte e lazer nas piscinas. O meio líquido proporciona refresco e saúde em dia.

A primavera do Brasil tropical já anuncia, em suas tardes ensolaradas, a chegada da estação do sol escaldante, do suco bem gelado e (é claro) de uma refrescante e convidativa piscina. Na água, podem ser desenvolvidas atividades físicas das mais diversas. A natação, por exemplo, é considerada entre os especialistas a mais completa das atividades esportivas e a que oferece menor risco também. A água diminui o efeito da gravidade e absorve o impacto dos exercícios, condição ideal, por exemplo, para a terceira idade. Além disso, exercícios aquáticos ajudam as pessoas com problemas respiratórios (como bronquite e asma), pois trabalham com o bloqueio da água para a saída de ar, com isso os pulmões e os brônquios tendem a se dilatar, aumentando o fôlego.

A criançada também adora uma boa bagunça na piscina. Isso converge com o interesse dos pais e dos médicos, uma vez que a natação desenvolve uma melhor coordenação motora, já que trabalha a sincronia dos movimentos dos membros superiores e inferiores. Práticas esportivas e de lazer desenvolvidas na piscina trabalham também equilíbrio, resistência anaeróbica (exercício que visa força, explosão e velocidade), e aeróbica (resistência cardiovascular e muscular em que o objetivo é pouca intensidade e longa duração, oxigenando os músculos). Porém, um dia-a-dia saudável nas piscinas exige cuidados que são fundamentais para garantir uma diversão sem contratempos. O Sesc, como difusor de informações quanto ao bem estar em várias áreas e fomentador da cultura, esporte e lazer conscientes, leva a sua filosofia também às suas piscinas e promove uma verdadeira festa na água. O objetivo é contribuir para a ampliação dos conhecimentos para utilizar a água e o sol de maneira adequada, principalmente no escaldante verão.

Além dos benefícios à saúde que as atividades dentro dágua proporcionam, a piscina oferece um misto de prazer e exercício, numa resultante altamente saudável. Nossa filosofia de trabalho nos parques aquáticos é muito voltada para o aspecto recreativo, explica José Roberto Ramos, assistente da Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc. Mesmo a proposta dos cursos de iniciação à natação visa o aprendizado básico de determinados tipos de nado para que a pessoa possa ter contato com a água de maneira recreativa. O Sesc, com suas diversas unidades espalhadas pela capital e interior, oferece espaços aquáticos dos mais diferentes tamanhos para o exercício dessa recreação.

A unidade de Interlagos oferece um conjunto aquático com piscinas de três tamanhos diferentes, atendendo às necessidades e preparo de cada usuário. Já no Sesc Ipiranga, a piscina é coberta e aquecida, temperatura média de 29 graus, e conta com equipamentos para diversos esportes adaptados, como basquete e pólo aquático, e até com rack de som para animadas atividades e eventos. O espaço aquático possui iluminação solar através de uma cobertura oval de vidro laminado, o que garante um ambiente agradável. No Consolação, a piscina atende a toda a comunidade de comerciários e demais usuários da região central da cidade, e a grade de programação, a exemplo das demais unidades, contempla todas as faixas etárias: para as crianças de 7 a 11 anos, curso de iniciação e aperfeiçoamento básico de nado crawl e costas; para jovens de 12 a 15 anos é oferecida a oportunidade de adquirirem fundamentos de várias modalidades; e os jovens de 16 anos e os adultos também podem receber aulas de natação e ainda hidroginática, unanimidade entre as mulheres e o público da terceira idade, que, por sua vez, recebe atenção especial com cursos desenvolvidos especialmente para ele.

A mais "jovem" da turma das piscinas fica nas instalações da unidade Vila Mariana. Instalada num ambiente ricamente decorado e estimulante à prática de atividades aquáticas e recreativas, o espaço aquático da unidade é muito procurado para a prática de hidroginástica, natação e recreação. A piscina do Vila Mariana conta, também, com um sistema que filtra o cloro evaporado e um desembaçador que permite transparência total dos vidros que a circundam. A tecnologia, a mesma utilizada nas naves espaciais da Nasa, agrada em cheio os frequentadores da lanchonete, que podem observar todo o movimento do andar de baixo.

No Sesc Pompéia, a piscina (30 metros x 20 metros) também fica à disposição dos comerciários e demais usuários para aulas de hidroginástica, jogos adaptados, cursos de adaptação ao meio líquido, diversas outras atividades ou simplesmente para brincadeiras a gosto do banhista. São 600 mil litros dágua que todos os dias passam por uma manutenção para checagem do nível de cloro, PH e temperatura, que varia de 27 a 30 graus). No processo de manutenção pesada, a piscina é submetida a uma verdadeira drenagem das impurezas e, caso necessário, troca da água.

Um pouco menor, porém não menos agitada, a piscina da unidade São Caetano (12 metros x 6 metros) aproveita seu espelho dágua em todas as suas possibilidades. Cursos de natação e hidroginástica para crianças, adultos e terceira idade. Um total de 700 alunos sem contar eventuais usuários. Já o Sesc Itaquera possui um parque aquático de cinco mil metros quadrados, quatro piscinas, oito pistas de toboágua e mais chafaris, cascatas, correntezas, borbulhas - piscinas com correnteza - e pontes. Todo esse complexo está à disposição do público de quarta a domingo.

Enquanto isso, no interior...

As unidades do interior não ficam atrás. O Sesc Bauru, por exemplo, possui um espelho dágua que tem um total de 658 metros quadrados, numa área que ocupa outros 2.400. São três piscinas com profundidades que variam de 1,20 metro a 37 centímetros. Nesses 727 metros cúbicos de água são ministrados cursos de hidroginástica, natação e promovidas animações e aulas abertas que visam melhorar a relação entre os frequentadores e o parque aquático, combinando trabalho na água com música, além de atividades como o já citado AquaSesc, uma vez por mês, e mais hidroginástica todos os domingos. Agindo na mesma linha, a unidade de Ribeirão Preto coloca seu solário de 630 metros quadrados, com rampa de acesso para pessoas portadoras de deficiência, a serviço de toda a região. Projetos de paisagismo especialmente desenvolvidos promovem um ambiente agradável e as mais diversas parafernálias de manutenção, como sistemas de aquecimento/tratamento e até um túnel que evita a interdição da piscina para reparos, garantem a segurança dos banhistas. O Sesc São Carlos não fica atrás nesse agito e coloca seu conjunto aquático para "ferver". São quatro piscinas, num total de 850 metros quadrados de extensão, nos quais são ministrados cursos, aulas abertas, atividades recreativas, jogos adaptados, clínicas e workshops para todas as idades.

O parque aquático da unidade do Sesc São José dos Campos conta com duas piscinas, uma semi olímpica de 25 x 12,5 (coberta e aquecida) e uma infantil, com 40 cm de profundidade para as crianças se divertirem com segurança.

As unidades de Taubaté, Catanduva, Piracicaba e Rio Preto também seguem o mesmo padrão de qualidade. Especialmente para o Sesc Verão, Taubaté preparou seus 480 metros quadrados de espelho dágua, dividido em três piscinas de tamanhos diferentes, para diversas atividades, como jogos aquáticos, hidroginástica recreativa e mergulho, enquanto Piracicaba recheia os finais de semana com pólo, basquetebol e biribol, e Catanduva segue a mesma linha com sua piscina de 25 x 12,5 metros.

Para orientar o público a aproveitar melhor os meses de grande calor, o Sesc Rio Preto preparou a cartilha Piscina - Faça a Coisa Certa.

No litoral, as unidades de Santos e Bertioga oferecem ótimas alternativas para quem prefere piscina à praia. O parque aquático da unidade de Santos conta com duas piscinas que se desdobram em tamanho e profundidade. A maior possui 1370 metros quadrados, um mundão de água onde são ministrados cursos básicos de aprendizado em natação e hidroginástica. Para o verão, a unidade preparou uma intensa programação com curso básico de surf, e até canoagem, explorando bem as grandes dimensões do espelho. Já o Sesc Bertioga oferece três piscinas que vão da maior (com 800 mil litros) até uma exclusiva para a prática do biribol, passando pela caçula, com 45 com de profundidade para a criançada. A unidade conta ainda com um playground aquático inaugurado recentemente com toboágua, duchas e escadas, um espaço muito procurado para recreação.

É diversão que não acaba mais. A única restrição, se é que se pode chamar assim, é que torna-se obrigatório ao candidato a banhista passar por um exame dermatológico no qual são observadas todas as lesões espalhadas pelo corpo. Isso garante a saúde de toda a comunidade e enche a folia do verão de bons momentos, seja para quem gosta de nadar, tomar um solzinho ou simplesmente se descontrair com amigos à beira das piscinas que, no Sesc, podem até ser diferentes no tamanho, mas são similares na proposta. Todas proporcionam um aprendizado socioeducativo formal e informal que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Porém, mais importante, é o refresco que oferecem para os dias de calor. Ufa!

Dicas de verão

A exemplo da maioria dos ambientes de convivência, algumas normas e condutas devem ser respeitadas para que todos saiam ganhando. Seguindo esses cuidados, o relacionamento com o outro e consigo mesmo ficará melhor e sua experiência com a piscina se tornará ainda mais agradável.

1) Nas piscinas do Sesc, assim como em clubes, prédios ou demais centros esportivos, é proibido usar protetores solares e bronzeadores. O motivo é que a oleosidade desses produtos impermeabiliza os filtros que passam a operar fora dos padrões normais, aos poucos, eles deixam de filtrar a água com eficiência, prejudicando o próprio banhista.

2) Recentes pesquisas divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que o limite de tolerância à exposição ao sol varia conforme o tipo de pele da pessoa. Os loiros e ruivos são mais sensíveis; negros e mulatos os mais resistentes, e entre os dois estão os morenos-claros e morenos-escuros.

3) Evitar o sol das 10 da manhã às 3 da tarde também é aconselhado. Nesse horário os raios ultravioletas estão perpendiculares à Terra, ou seja, o caminho entre a atmosfera e a superfície terrestre é menor e os raios chegam mais agressivos, podendo causar lesões como o câncer de pele.

4) Estar limpo antes de entrar na piscina é fundamental. Uma boa ducha é importante para livrar o corpo e, consequentemente a piscina, do suor e da poeira. Já o lava-pés tem a função de fazer a higiene dos pés com água clorada, eliminando fungos e bactérias causadores de micoses.

5) Cuidados também na alimentação. Evitar alimentos considerados "pesados" como carne vermelha, por ser de difícil digestão e possuir muitas toxinas. Frutas, legumes e verduras são liberados. Prefira-os crus, por serem leves e conservarem melhor as vitaminas. A desidratação, comum no verão, encontra na ingestão de líquidos uma grande inimiga. Sucos naturais e água são os grandes indicados.

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)