Postado em 01/03/2005
Já há algumas décadas a sociedade vem sendo brindada com a publicação ou exposição de materiais antes relegados a um plano secundário – cartas, anotações, bilhetes, observações à beira das páginas dos livros (também conhecidas como “marginálias”). Todo esse rico acervo, antes esquecido, tornou-se importante para a compreensão do processo criativo de escritores, artistas e intelectuais. Através desses registros de cunho pessoal, aspectos novos foram lançados sobre movimentos políticos e estéticos da cultura mundial. É do que trata a matéria de capa, ao mostrar como o conhecimento de manuscritos fornece subsídios enriquecedores para se entender melhor as obras, os autores e seus tempos.
Na Entrevista, uma conversa com a professora e escritora Carmita Abdo sobre a sexualidade do brasileiro traçada em pesquisa recém-publicada.
No Em Pauta, o professor Mauro Fisberg e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evaristo E. de Miranda discutem a qualidade da alimentação do brasileiro a partir dos dados trazidos pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que detectou um aumento de obesidade entre a população.
Entre as reportagens, os estúdios da Vera Cruz, as novas artes que chegam das ruas e o Sesc Verão 2005.
Os depoimentos trazem a artista plástica Maria Bonomi e o maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara; e a Ficção Inédita oferece um conto do escritor Sílvio Fiorani. No Almanaque Paulistano, a história do quadro A Inundação da Várzea do Carmo, de 1892, de Benedito Calixto.
No Em Cartaz a programação de março do Sesc São Paulo.
Danilo Santos de Miranda