Postado em 01/07/2004
Os grupos teatrais, desde meados do século passado, sempre estiveram presentes, de maneira efetiva, na cena cultural. Através deles surgiram momentos catárticos de renovação estética, de novas proposições cênicas e de posturas brasileiras na dramaturgia. Foi através de Os Comediantes, com Ziembinsky na direção, que se montou pela primeira vez Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues – marco estipulado pelos estudiosos como o nascimento do teatro moderno brasileiro. De lá para cá, companhias como Oficina e Arena, entre outras, contribuíram fortemente para que a transformação de nossa cena conquistasse respeito internacional. Entre os grupos que obtiveram reconhecimento em festivais mundiais encontra-se o Centro de Pesquisa Teatral, CPT, do Sesc São Paulo, sob a direção do premiado diretor Antunes Filho.
A matéria de capa aborda as companhias teatrais mais recentes com atuação na cena brasileira. O texto procura, através de vários depoimentos, estabelecer quais são os temas e as preocupações que unem esses jovens atores e diretores – muitos deles já destacados com premiações importantes.
A Entrevista é com a autora, estudiosa e animadora infantil Tatiana Belinky, que conta, aos 85 anos, como levou ao teatro e à televisão um novo olhar sobre a criança.
No Em Pauta a discussão atual sobre arte e tecnologia, com textos dos professores João Quartim de Moraes e Milton Terumitsu Sogabe.
Entre as reportagens, a 7ª Bienal Naïfs do Brasil, o 15º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo e as atividades em torno do Macunaíma, de Mário de Andrade.
Os Depoimentos trazem o poeta e letrista Paulo César Pinheiro e a professora e escritora Walnice Nogueira Galvão, e o Almanaque Paulistano traz a visão da gravadora Maria Bonomi.
No Em Cartaz, as atividades de outubro do Sesc São Paulo.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo