Fechar X

Comportamento
Programações direcionadas envolvem adolescentes em torno de atividades especiais

Postado em 01/01/1997

A adolescência é a fase da vida em que a pessoa mais cresce e se desenvolve fisicamente num curto espaço de tempo. Parece que o corpo e a mente estão fora de compasso. As incertezas, conflitos e inseguranças nesse momento estão mais do que nunca presentes. Apesar de se tratar de um período tão conflitante e delicado, parece que a pessoa está sozinha e isolada para entender como será a vida dali para frente. Encontrar um local e pessoas da mesma idade para compartilhar das mesmas dúvidas e anseios torna-se vital. Embora tão discutido e glamourizado, há poucos projetos e espaços que envolvam o adolescente. Desenvolver atividades e programas voltados especificamente para essas pessoas são uma preocupação do Sesc.

O Sesc Pompéia oferece uma vasta programação para essa faixa etária. Na área de esportes, a unidade oferece cursos de natação, judô, voleibol, futsal, basquete, ginástica voluntária, handebol etc. Para 1998, a unidade prepara um novo projeto. "O Projeto Esportes foi totalmente pensado em relação ao adolescente. Fizemos uma pesquisa nas escolas da região para a gente ter uma identificação mais adequada da preferência do público", diz o monitor de esportes, Ricardo Ribeiro.

Walkíria Oliveira Pereira joga vôlei há sete anos, quase a metade da sua idade. Essa é sua maior paixão, ao lado do samba que gosta de dançar. Walkíria quer ser jogadora profissional e não existe tempo livre em que ela não esteja dentro das quadras ou mesmo fora delas batendo bola. Como seus colegas da turma de vôlei, não é raro ficar fora dos horários das aulas treinando nas quadras do Sesc Pompéia ou mesmo organizando passeios para jogar bola. Para se manter em forma, ela também pratica natação. "Eu jogo em tudo quanto é lugar, aos sábados e domingos, entro e saio de todos os campeonatos que aparecem", diz. Quando não está jogando, divide seu tempo estudando e cuidando de suas irmãs.

"O adolescente está num processo de busca e transformação tão intenso que torna-se vital ele praticar uma atividade. Ele precisa de muito estímulo para que possa ir buscando seu caminho e se identificando com o que ele mais gosta", completa a monitora de esportes, Erika Mourão.

Fernanda Lopes Ramires, 15 anos, começou a jogar vôlei na escola e desde então não conseguiu mais parar. No ano passado completou a oitava série e este ano passou a fazer um curso técnico de processamento de dados. Como o curso não oferece esportes, Fernanda inscreveu-se no vôlei do Sesc com mais duas amigas, Walkíria e Vanessa. O interesse pelo esporte fez com que as três ampliassem seus círculos de amizade e ao invés de passarem as tardes olhando as vitrinas dos shoppings ou assistindo televisão, passam jogando bola.

Outro projeto da unidade foi o Alta Voltagem que oferecia oficinas de artes plásticas e visuais para adolescentes. O objetivo do curso foi provocar e criar condições para que os jovens expressassem naturalmente suas idéias, tendo como resultado um trabalho plástico. Foram dois meses de cursos de fotografia, desenho animado, vídeo e técnicas de pinturas. "O principal objetivo desse projeto foi oferecer um espaço de desenvolvimento saudável para essa faixa etária. Infelizmente a educação formal, seja ela pública ou privada, é muito deficiente no desenvolvimento afetivo e emocional do adolescente. Atividades como esportes e artes plásticas são fundamentais para um desenvolvimento sadio e é algo que na nossa sociedade é muito escasso. A nossa experiência constatou que dando estímulos podemos obter um retorno muito gratificante", diz o animador cultural, Rogério Furlan. O resultado final do projeto foi uma exposição dos trabalhos realizados nas oficinas. "O curso foi muito bom. Exatamente aquilo que eu esperava. Quero fazer faculdade de artes plásticas e o professor está me ajudando muito. Várias pessoas que passaram pela exposição falaram que meu trabalho é muito bom", afirma Alex Souza, que participou do curso de pintura. A principal preocupação de Alex é profissional, ele pretende adquirir maior experiência e dar aulas de artes plásticas para iniciantes. Para a adolescente Carolina Fernandes, que também participou desse curso, o evento fez com que ela reconhecesse a importância da arte. "Antes, eu olhava alguns quadros e não via nenhum valor. A partir do momento em que eu estava construindo, reparei no sentimento que a gente coloca neles e percebi sua importância", afirma. Carolina soube do projeto através de uma amiga da escola. Agora que o curso acabou pretende continuar freqüentando o Sesc e fazer cursos para poder rever seus colegas de turma.

O Sesc Ribeirão Preto criou o Curuteen destinado a jovens de 13 a 17 anos. O projeto reuniu cerca de 50 adolescentes que se encontravam durante a semana para praticar esportes, realizar atividades artísticas, ouvir músicas, assistir filmes e vídeos e participar de um curso de iniciação teatral. O resultado prático desses encontros foi o espetáculo teatral Como a Lua, de Wladimir Capella, com direção de Jaime Paez. O texto conta a história do índio Paya que se apaixonou pela bela Colom, ambos joguetes nas mãos impiedosas do Deus Rudá. Em temporada no mês de setembro no Sesc Ribeirão Preto, o espetáculo teve uma ótima aceitação pelo público e deverá seguir carreira em outras unidades da instituição.

"Os adolescentes ficam no ócio por falta de canais de expressão. Existem opções para as crianças, para os adultos e para a Terceira Idade. Agora os jovens ficam completamente abandonados por falta de atividades com as quais eles se identifiquem", diz a animadora cultural Egla Monteiro. Sensível a essa situação, o Sesc Ipiranga quer implementar cada vez mais a unidade com atividades que falem a mesma linguagem dos jovens e que venham a ser efetivamente um canal de expressão para essa faixa etária. Pretende colocar em pauta questões importantes para suas vidas como a Aids, drogas, sexualidade além de atividades como shows, cursos, atividades artísticas e esportes.

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)