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Uma iniciativa de sucesso

Postado em 01/01/2003

Foto: Gabriel Cabral

ABRAM SZAJMAN

Os 40 anos de vida de Problemas Brasileiros trazem para os empresários do comércio paulista um motivo de justo orgulho. Nascida no início da década de 60 por iniciativa deles, esta revista tornou-se um registro fiel de uma época de transformações profundas, como o leitor pode verificar ao longo desta edição comemorativa. Quando surgiu, o país vivia um momento político que, embora democrático, revelou-se seriamente conturbado, tanto que logo depois sofreria os abalos radicais de uma revolução de origem militar.

De lá para cá, os solavancos e sobressaltos políticos e econômicos, que não foram poucos, aparecem refletidos nos trabalhos apresentados nas edições da revista por especialistas diversos, muitos deles ocupantes de cargos relevantes no governo federal.

Problemas Brasileiros, que desde o início divulgou os estudos e debates realizados no Conselho de Economia, Sociologia e Política, órgão da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Sesc e Senac, foi também o espelho da atuação das próprias entidades que a patrocinam, criadas pelo empresariado quando o mundo ainda sentia os efeitos da Segunda Grande Guerra. Eram tempos difíceis, marcados por um esforço de produção industrial, necessária para substituir as importações, limitadas pelo conflito mundial, e por um forte surto de urbanização. O impacto da guerra era intenso, com efeitos que se espalhavam por todo o país. A população rural, atraída pela incipiente industrialização, deslocava-se para as cidades, inchando os principais centros e iniciando os complexos problemas sociais provocados pelo súbito crescimento populacional. Desaparelhados para receber contingentes tão grandes de pessoas, os maiores municípios viram ampliar-se suas deficiências de transporte, habitação, assistência social e serviços públicos.

Nesse contexto, os empresários reunidos em Teresópolis (RJ) em maio de 1945 lançaram a Carta da Paz Social, cujo objetivo era promover um esforço coletivo para conciliar o crescimento econômico com a justiça social, favorecendo a harmonia entre capital e trabalho.

Uma das idéias, que se tornou sucesso, foi criar organismos de serviço social, patrocinados pelos empregadores e em benefício dos trabalhadores. Foi assim que surgiram o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Essas entidades foram pioneiras na oferta de atividades sociais, culturais e de ensino profissionalizante no país, inaugurando um longo trajeto de experiências bem-sucedidas.

Hoje, quando tanto se fala em responsabilidade social das empresas, Sesc e Senac mostram seu trabalho cada vez mais baseado em parcerias, desenvolvimento da cidadania, compromisso com a qualidade e sobretudo sintonia com as demandas da sociedade.

Entre as ações promovidas pela entidade, o lançamento da revista Problemas Brasileiros, há 40 anos, é uma gratificante prova da atuação no desenvolvimento e divulgação de idéias. Nestas quatro décadas de publicação, a revista constituiu um acervo precioso de estudos, sobre as mais diversas áreas do conhecimento, apresentados por profissionais de diversificada especialização.

Os empresários do comércio paulista orgulham-se de ter colaborado com as instituições nacionais de ensino e pesquisa, ao oferecer, durante tanto tempo, este espaço para difusão de debates. E reafirmam seu compromisso com a missão da revista de divulgar e discutir sempre abertamente as questões nacionais.

Uma iniciativa de sucesso, que marcou a criação de Problemas Brasileiros e norteia suas edições.

 

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