Postado em 27/10/2021
O curso on-line do Sesc Avenida Paulista, Pedagogia Feminista Negra, com Carolina Pinho e Aline Odara, apresenta uma introdução aos principais tópicos relacionados à pedagogia feminista negra, com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma teoria crítica da educação, comprometida com a transformação da realidade pautada no antirracismo. Nas aulas, a turma se aprofundará na produção intelectual do pensamento feminista negro, tomando como referência principalmente bell hooks, Lélia Gonzalez, Angela Davis, Nilma Lino Gomes, entre outras.
MINIBIOS
Carolina Pinho é doutora em educação (UNICAMP/T.U. Braunschweig), professora, pesquisadora, ativista e palestrante. Atua na área de educação, com ênfase em formação profissional, principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento, filosofia do conhecimento e educação para as relações étnico raciais. Na Universidade Estadual de Feira de Santana atua na formação de professores, especificamente na orientação e supervisão de estágios e na coordenação do curso de extensão "Pedagogia Feminista Negra". É CEO e coordenadora pedagógica da "Ojá epistemologias negras - centro de formação afrocentrada".
Aline Odara é cientista social, pedagoga, mestranda em Educação pela UNICAMP, pesquisadora em relações étnico-raciais, pagodeira, cozinheira e idealizadora do Fundo Agbara, o 1º fundo de mulheres negras do Brasil.
Participe! Divulgue!